Social

A FIFA aprovou que os treinadores possam solicitar a revisão de lances no VAR

A aprovação foi dada no Congresso do órgão máximo do futebol em Bangkok

Revisión del VAR en Mundial de Qatar
Revisão do VAR em Mundial de Qatar (Getty Images)

Esta semana ocorreu em Bangkok, Tailândia, a 74ª edição do Congresso da FIFA, evento que gerou importantes mudanças que serão implementadas no futebol em um futuro próximo, como é o caso da inclusão de 26 jogadores nas listas da próxima Copa América, Estados Unidos 2024, mas também uma de grande importância que envolve o VAR.

ANÚNCIO

Gianni Infantino anunciou nesta quinta-feira, 16 de maio, uma nova versão de teste sobre a visão por vídeo que tentaria melhorar a ferramenta de auxílio, a qual em alguns casos tem sido de grande utilidade, porém, em outros momentos se tornou o centro de discussões por decisões arbitrais bastante questionáveis.

Foto: AFP

O que é a mudança?

A entidade mãe do futebol com sede em Zurique, Suíça, permitirá que os técnicos possam solicitar a revisão através do VAR, em jogadas específicas que gerem algum tipo de confusão ou dúvida de acordo com o desfecho, desenvolvimento e visão arbitral.

De acordo com o jornal Marca, Infantino indicou: “Temos a intenção de desenvolver e melhorar o VAR. 65 federações já implementaram o VAR. Foi criada uma tecnologia mais básica, com menos câmeras e não requer oficiais de jogo, tornando-a mais acessível para todos. O sistema já está em teste e os treinadores poderão pedir ajuda do VAR em duas ocasiões. Os jogadores podem pedir ao treinador que solicite a revisão”.

Além do explicado pelo presidente da FIFA, foi especificado que se o pedido de revisão for bem-sucedido, a equipe que o fizer será beneficiada porque não terá seu pedido de revisão consumido, mantendo-se ativas as duas oportunidades de pedido.

Sendo uma nova versão do VAR em fase de testes, a FIFA não especificou a data de início da regra, se será mundial desde o início ou se uma federação ou torneio internacional será escolhido para implementá-lo.

O anúncio vem após o pedido do Wolverhampton para debater na Assembleia Geral dos clubes da Premier League se eles continuarão a usar esta ferramenta na próxima temporada ou não.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias