Social

TikTok: mulher se torna viral ao afirmar ter ‘pupilas deformadas’ por ver o eclipse sem proteção

Condição aconteceu devido ao fenômeno solar

El efecto Purkinje se desarrolla lentamente a medida que el día da paso a la noche. | Foto: Referencial
Mulher afirma ter ‘pupilas deformadas’ por ver o eclipse sem proteção | Foto: Referencial

Um vídeo recente no TikTok gerou grande atenção e se tornou viral ao mostrar uma mulher que afirma ter ‘pupilas deformadas’ após ter observado o eclipse solar sem usar proteção ocular.

ANÚNCIO

O eclipse solar tem gerado grande expectativa no México, e muitas pessoas se prepararam para testemunhar e documentar esse fenômeno usando seus dispositivos móveis e câmeras.

No entanto, uma jovem internauta decidiu observar o eclipse sem a proteção adequada, o que resultou em consequências alarmantes.

Recomendados

O vídeo compartilhado no TikTok pela usuária Majasoga causou alvoroço ao mostrar uma pupila dilatada com a descrição: "Pov: o eclipse foi imortalizado em um dos seus olhos".

Esta publicação acumulou mais de 1,2 milhões de visualizações e gerou vários comentários de preocupação, como os seguintes:

  • @₊⭐✧˚?★•°𝑺𝒕𝒂𝒓 𝒈𝒊𝒓𝒍°•✮: OYEEE ISSO É RUIM VOCÊ DEVE IR AO HOSPITAL A MAIORIA DAS VEZES ISSO SE DEVE A DERRAMES CEREBRAIS.
  • @Pedro: Essa anisocoria, desde que a vi, o primeiro pensamento que tive foi que algo estava acontecendo ao nível do mesencéfalo. Mas ao vê-la, pela relação reflexo fotomotor e consensual, poderia ser uma pupila de Addie.
  • @eduardxlu: Qual parte de não olhar diretamente para o Sol você não entendeu🤨❓
  • @dailymark29: Eu também tenho anisocoria, é uma condição oftálmica mas sem nenhum tipo de problema.

Condição ocular

Embora não seja possível confirmar com certeza se os efeitos relatados estão diretamente relacionados à observação do eclipse solar, é importante destacar que vários usuários compartilharam experiências semelhantes de danos em seus olhos depois de olhar diretamente para o fenômeno.

Os especialistas em oftalmologia têm alertado repetidamente sobre os riscos de olhar diretamente para o sol sem a proteção adequada. A exposição prolongada à radiação solar pode causar danos oculares permanentes, como queimaduras na retina.

Os sintomas associados à retinopatia solar incluem visão turva, sensibilidade à luz, dor nos olhos e deformidades na pupila.

Diante de qualquer sintoma preocupante após observar um eclipse solar sem proteção, é fundamental procurar atenção médica especializada imediatamente. A segurança ocular deve ser uma prioridade durante esse tipo de eventos astronômicos para evitar possíveis danos irreversíveis na visão.

Tags

Últimas Notícias