Em um erro de segurança, o número de celular pessoal do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, foi publicado online. Os brincalhões divulgaram uma gravação deles ligando para o celular do premiê e acessando a mensagem da secretária eletrônica, diz o Mirror.
ANÚNCIO
Número antigo
O número em questão foi utilizado por Sunak durante seu período como chanceler e durante sua candidatura à liderança conservadora no verão passado. Apesar de Sunak ter recebido um número separado quando foi substituído como primeiro-ministro há um ano, o antigo número ainda parece estar operacional.
Este incidente traz à memória situações semelhantes em torno de figuras políticas proeminentes no Reino Unido. Em abril de 2021, Boris Johnson, então primeiro-ministro, foi obrigado a mudar seu número de celular após a descoberta de que ele estava disponível online há 15 anos.
No caso de Liz Truss, secretária de Relações Exteriores à época, seu telefone foi hackeado durante sua candidatura à liderança conservadora.
Sunak, recentemente, admitiu não poder acessar mensagens do WhatsApp enviadas durante a pandemia, pois não fez backup delas antes de trocar de telefone. Em um comunicado ao Inquérito Covid, ele afirmou: "tendo mudado de telefone várias vezes nos últimos três anos, não tenho acesso às mensagens do WhatsApp que enviei ou recebi durante o período relevante, nem aos backups das mensagens".
Apesar da gravidade do incidente, Downing Street decidiu não fazer muitos comentários sobre essa nova violação de segurança. A porta-voz do primeiro-ministro limitou-se a dizer: "não comentamos questões de segurança".
Esse episódio levanta questões sérias sobre a privacidade e segurança das comunicações de figuras públicas em um mundo cada vez mais digitalizado.