Social

Vídeo: veja o exato momento em que tsunami atinge a região costeira de Tonga

Um tsunami atingiu a região costeira de Tonga durante o final de semana causando devastação e refletindo em diversos países das Américas.

Região costeira de Tonga é atingida por tsunami

A erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha’apai foi responsável pelo tsunami que atingiu a região costeira de Tonga no último final de semana.

Conforme notícia publicada pelo Meganoticias, o vulcão submarino deu sinais de erupção na última sexta-feira ao lançar uma enorme nuvem de cinzas, mas a erupção começou efetivamente por volta das 17 horas do sábado.

Em decorrência da atividade vulcânica na região, o Serviço Meteorológico de Tonga emitiu um alerta de tsunami e pediu atenção aos moradores da costa do país.

Recomendados

A polícia local pediu aos moradores para buscarem abrigo em terrenos mais altos, com a intenção de ficarem protegidos da intensidade das ondas e do volume de água.

Moradores registraram o momento em que a região foi atingida pelo tsunami

Após a erupção, a costa do país foi atingida por fortes ondas provocadas pelo tsunami. Até o momento, somente danos materiais foram reportados às autoridades, que não forneceu informações sobre mortos ou feridos.

O instante em que as ondas atingiram a cidade foi capturado por moradores e compartilhado nas redes sociais. É possível notar que as ondas chegaram com pouca força e baixa altura, permitindo aos moradores deixarem o local em segurança.

Apesar da baixa intensidade da água, a capital de Tonga, Nuku’alofa, sofreu danos significativos em sua estrutura.

“O tsunami teve um impacto significativo na costa norte de Nuku’alofa, barcos e grandes pedras foram arrastados para a praia”, declarou a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern.

“Apesar de Nuku’alofa estar coberta por uma espessa camada de cinzas vulcânicas, as condições são calmas e estáveis”, completou.

Devido ao impacto do tsunami, a comunicação entre a Nova Zelândia e sua embaixada, localizada na capital tonganesa, foi interrompida prejudicando a avaliação da extensão dos danos causados ao país.

Moradores relataram que a erupção também gerou um intenso tremor na região. “O chão tremeu, toda a casa foi sacudida. Veio em ondas”, declarou Mere Taufa, morador local.

As autoridades pedem que os moradores permaneçam afastados das regiões costeiras do país.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos