logo
Social
Reprodução / Youtube AFP Português / Vulcão de Lama no Mar CáspioReprodução / Youtube AFP Português / Vulcão de Lama no Mar Cáspio
Social 05/07/2021

Vídeo: Erupção causa bola de fogo no mar do Azerbaijão

A princípio, autoridades acreditaram se tratar de explosão em uma das plataformas de petróleo da região.

Explosão causada pela erupção de um vulcão de lama, próximo a plataforma de petróleo no Mar Cáspio, assustou autoridades e moradores da região costeira do Azerbaijão no último domingo, 04 de julho. A erupção aconteceu por volta das 21:30 horas causando uma grande bola de fogo que pôde ser vista da costa.

Conforme publicado pelo portal infobae, inicialmente foi noticiado que a explosão aconteceu em uma plataforma de petróleo. Pouco tempo depois a Companhia de Petróleo Estatal da República do Azerbaijão (SOCAR) negou o fato. Em declaração realizada à imprensa, Gurban Yetirmishli, diretor do serviço sismológico do país, confirmou se tratar da erupção de um vulcão de lama: “Somente um vulcão pode causar uma explosão como esta, uma vez que não ocorreram acidentes. Existem muitos vulcões de lama no Mar Cáspio, um deles entrou em erupção”.

Confira também:

Apesar das imagens impactantes e das proporções da explosão, não foram registradas vítimas ou danos causados às plataformas e instalações industriais. Ibrahim Ahmadov, vice-diretor de Relações Públicas da SOCAR, afirmou que as operações e instalações da empresa não foram impactadas.

O que é um vulcão de lama

Vulcões de lama são estruturas em formato de cone que atuam como depósito de argila e possuem escape de metano, vapor de água e outros gases. Também conhecidas como domo de lama, elas são parte de um fenômeno imprevisível e perigoso.

Especialistas já identificaram mais de 1000 vulcões deste tipo ao redor do mundo, tanto na terra quanto sob a água. Sendo a maioria deles na região do Mar Cáspio, onde ocorreu a explosão neste último final de semana. Estima-se que a região conte com aproximadamente 300 vulcões deste tipo.

Cientistas calculam que o tempo para formação e erupção de vulcões de lama são de aproximadamente 100 anos. Já o processo de erupção dura de 20 a 30 segundos, podendo produzir chamas de até 15 metros de altura.