Foco

Inmet emite alerta vermelho de baixa umidade para o norte e noroeste de São Paulo e outros estados

Nestas áreas umidade do ar será semelhante a de regiões desérticas

El calor extremo persistirá en los próximos días. Foto Publinews
Onda de calor está provocando baixa umidade do ar Foto Publinews

Cinco estados brasileiros, entre eles São Paulo, estão na região considerada de grande perigo pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) pela baixíssima umidade do ar prevista para a tarde desta quarta-feira.

ANÚNCIO

As cidades afetadas pelo alerta vermelho são São Paulo, distrito Federal, Minas Gerais, mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Nestes locais, segundo o órgão, a umidade do ar será semelhante ao de áreas desérticas, ou seja, inferior a 12%.

De acordo com as previsões dos meteorologistas, as cidades no norte e noroeste de São Paulo devem enfrentar temperaturas entre 38º C e 39ºC até sexta-feira em função da cúpula de calor que cobre todo o centro-oeste do país.

Na tarde de ontem, algumas cidades já ficaram abaixo da faixa dos 12% de umidade relativa do ar, como Barretos, no interior de SP, Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, Goiânia, em Goiás e Ituiutuba, em Minas Gerais, que registraram 7% de umidade do ar.

Para efeito de comparação, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a umidade relativa do ar fique entre 50% e 60%. Abaixo desse nível, começa a causar problemas à saúde dos seres humanos, principalmente o aumento de casos de doenças respiratórias. Casos abaixo de 20% já são considerados ‘estado de emergência’.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias