Parece que o Partido Democrata corrigiu a tempo a nomeação de seu candidato presidencial para as próximas eleições nos Estados Unidos em 5 de novembro, conforme refletem as pesquisas mais recentes que indicam uma leve vantagem para a atual vice-presidente, Kamala Harris.
ANÚNCIO
De acordo com as últimas pesquisas graças à pesquisa publicada pela ABC News/Washington Post/Ipsos, Harris teria uma ligeira vantagem média sobre o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de cinco pontos (50% a 45).

Detalhes da pesquisa
Outra pesquisa publicada no FiveThirtyEight, afirma que Harris está na liderança por 2,6 pontos (46,4% contra 43,8%). Além disso, o estudo divulgado pelo The Hill/Decision Desk reiterou a preferência pela vice-presidente, no entanto, com uma margem muito estreita de apenas 1,8 pontos (49% contra pouco mais de 47%).
As recentes pesquisas, a menos de três meses das eleições, estão gerando bastante preocupação para o mundo Republicano, uma vez que as estatísticas são muito diferentes das geradas há dois meses, quando posicionavam o candidato Republicano no topo após o fracasso estrondoso de Joe Biden no debate presidencial realizado em junho passado.
Além disso, o frustrado atentado que Trump sofreu em 14 de julho na Pensilvânia, apesar do enorme susto, serviu ao empresário nova-iorquino para iniciar seu caminho definitivo de volta à Casa Branca; no entanto, agora tudo é um mar de dúvidas.
Os dados mais recentes chegam no mesmo dia em que a Convenção Democrata é inaugurada, com um discurso proferido pelo presidente Biden, palavras que certamente terão um tom de despedida, mas com a intenção de dar continuidade ao projeto político com a candidata californiana de 59 anos.
Para o evento que será realizado no United Center, na cidade de Chicago, espera-se a presença de cerca de 50.000 pessoas, incluindo delegados, líderes, voluntários e simpatizantes. Por sua vez, Harris espera o apoio inquestionável de Barack Obama e sua esposa Michelle, bem como da ex-candidata Hillary Clinton, da ex-presidente da Câmara dos Representantes Nancy Pelosi e do líder democrata da Câmara dos Representantes, Hakeem Jeffreis, todos ‘pesos pesados’ democratas.