O ex-presidente Donald Trump informou na sexta-feira que não participaria do debate na ABC News programado para 10 de setembro e fez outra proposta a Kamala Harris: enfrentar-se na Fox News seis dias antes. O republicano alegou um conflito de interesses com um âncora de notícias da rede, apesar de já ter um acordo com Joe Biden como candidato.
ANÚNCIO
Nas últimas horas, a candidata democrata também rejeitou a contraproposta de seu oponente.
Por que não será realizado o segundo debate presidencial?
Através do Truth Social, Trump levantou uma série de dúvidas entre os eleitores que desejam um debate, além de apresentar as supostas razões para reverter o acordo de debater na ABC em 10 de setembro.
Um funcionário da campanha de Harris disse que Trump está tentando desviar a atenção de seu descumprimento.
Primeiramente, Trump havia concordado em debater na CNN em maio e depois na ABC, antes do presidente Biden desistir da corrida. O primeiro debate ocorreu em 27 de junho nos estúdios da CNN em Atlanta, mas as dificuldades demonstradas pelo atual presidente dos Estados Unidos levaram, semanas depois, à sua decisão de sair da corrida e apoiar Harris.
"Donald Trump está assustado e tentando se retirar do debate que já tinha concordado e recorre diretamente à Fox News para salvá-lo. Ele precisa parar de brincadeiras e comparecer ao debate ao qual já se comprometeu em 10 de setembro", disse Michael Tyler, diretor de comunicações da campanha de Harris, em um comunicado.
Compromisso de Kamala Harris para o debate com Trump
Tyler acrescentou que a candidata e atual vice-presidente poderia considerar outros debates apenas se Trump cumprir seu compromisso com o debate da ABC.
ANÚNCIO
"Em qualquer momento, em qualquer lugar, não deveria ter nenhum problema com isso a menos que esteja muito assustado para comparecer em 10 de setembro", disse.
A ABC News ainda não informou se dará espaço para Harris continuar com seu debate.
“Estarei lá em 10 de setembro, como ele concordou. Espero vê-lo lá”, disse Kamala Harris.