Foco

Correios deixam de receber roupas para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul; saiba o que doar

Estatal não cobra pelo envio, mas pede que doador embale e faça a devida identificação do material

Roupas deixaram de ser recebidas
Correios continuam recebendo água, alimentos, produtos de limpeza e ração animal para vítimas das chuvas no RS (Divulgação/Correios)

Os Correios informaram que deixaram de receber doações de roupas para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Até agora, 70% dos itens doados eram constituídos por peças de vestuário e sapatos. Porém, a Defesa Civil gaúcha ressaltou que precisa de outros materiais, como alimentos e produtos de limpeza.

ANÚNCIO

Veja abaixo a lista do que ainda pode ser doado pelos Correios:

  • Água (prioritário);
  • Alimentos da cesta básica (não perecíveis);
  • Produtos de higiene pessoal;
  • Material de limpeza seco;
  • Ração para pet.

Os Correios ressaltam que fazem o envio gratuito dos itens às cidades gaúchas, mas pede que as pessoas façam a devida embalagem e identificação dos produtos doados. Os materiais podem ser entregues em mais de 10 mil unidades, espalhadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Os interessados em ajudar a estatal como voluntário para separação dos itens doados também são recrutados. “O apoio será necessário nos municípios de Cajamar e Guarulhos, no estado de São Paulo; em Brasília (DF), no Setor de Oficinas Sul/SOF Sul; e em Curitiba, Cascavel e Londrina, no Paraná”, diz a empresa.

As inscrições podem ser feitas pelos seguintes meios, sendo que é preciso o envio de nome completo e telefone de contato:

Mortes no RS

Dados da Defesa Civil apontam que, até a manhã desta sexta-feira (17), o número de vítimas fatais chegou a 154 no estado. Outras 98 pessoas seguem desaparecidas.

Pelo menos 618 mil estão fora de casa, sendo 540,1 mil desalojados, que buscaram refúgio na casa de amigos ou parentes, e 78,1 mil que foram acolhidos em abrigos.

Ainda segundo a Defesa Civil, a estimativa é que 2,2 milhões de gaúchos foram afetados pela tragédia das chuvas. Do total de 497 municípios do Rio Grande do Sul, 461 registraram problemas com as enchentes.

Pelo menos 1,4 milhão de pessoas foram afetadas
Enchentes devastaram cidades matando 154 pessoas no Rio Grande do Sul (Divulgação/Secom RS)

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias