Foco

Rebeca ganha ouro e prata e arranca aplausos no Pan de Santiago

A brasileira conquistou até as rivais, que a aplaudiram durante sua apresentação

Rebeca Andrade
Santiago 2023 Pan Am Games - Day 4 Rebeca Andrade, da Equipe do Brasil, reage após competir na Ginástica Artística - Final do salto feminino no Parque Deportivo Estadio Nacional no quarto dia dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 em 24 de outubro de 2023 em Santiago, Chile. (Foto de Buda Mendes/Getty Images) (Buda Mendes/Getty Images)

Atleta brasileira mais aguardada nos Jogos Panamericanos de Santiago, Rebeca Andrade competiu no Salto sobre o Cavalo e nas Barras Assimétricas e fez o que se esperava dela: deu um show. Ganhou uma medalha de ouro nos Saltos, com dois saltos espetaculares.

ANÚNCIO

O primeiro deles recebeu 15.333, a melhor nota do dia. O segundo, ganhou 14.633, não dando chance para as rivais, que quebraram silêncio absoluto no Centro de Esportes Coletivos de Ñuñoa, onde estão acontecendo as provas da Ginástica Artística e gritaram e aplaudiram muito a brasileira, durante a sua apresentação.

“Rebeca é um ícone e uma inspiração para pessoas que amam a Ginástica Artística, como eu”

—  disse a mexicana Natália Escalera, que ganhou o bronze na prova.

Minutos depois, competindo nas barras assimétricas, a brasileira também fez uma boa apresentação e levou a segunda medalha do dia, desta vez de prata. Desta vez, ela ficou atrás da norte-americana Zoe Miller, uma especialista neste aparelho. Segundo Rebeca contou logo depois, optou por não fazer uma série com nível muito difícil e apostou na segurança de seus movimentos. A brasileira Flávia Saraiva ficou com o bronze levando a melhor sobre a norte-americana Jordan Chiles, que caiu durante a sua apresentação.

Com o resultado, a equipe de Ginástica Artística do Brasil chegou a sua quinta medalha—uma de ouro três de prata e uma de bronze.

Rebeca Andrade, do Brasil, compete na final feminina de barras irregulares durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023
Dia 5, gimnasia artistica barras asimetricas femenina Final / Day 5, Women’s gymnastic Uneven Bars Final Rebeca Andrade, do Brasil, compete na final feminina de barras irregulares durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 no centro esportivo Centro de Deportes Colectivos em 24 de outubro em Santiago, Chile. Foto de Andres Pina/Santiago 2023 via Photosport. (ANDRES PINA/SANTIAGO 2023 via PHOTOSPORT/PEPE ALVUJAR/SANTIAGO 2023 via PHOTOSPORT)

“Estou orgulhosa pelo que apresentei nestes Jogos Panamericanos: o resultado é consequência de muito trabalho e do apoio que recebo da nossa equipe”, disse Rebeca. “As pessoas não fazem ideia de como é difícil a nossa rotina”.

Há nove meses da estreia das disputas da Ginástica Artística na Olimpíadas de 2024, em Paris, ela e a equipe estão focadas no principal objetivo: subir ao ponto mais alto do pódio tal como aconteceu nos Jogos Olímpicos de Tóquio, com a medalha de ouro no Salto sobre o Cavalo, conquistado pela maior ginasta brasileira da História.

Rebeca Andrade
Santiago 2023 Pan Am Games - Day 4 Rebeca Andrade, da equipe do Brasil, sobe ao pódio com sua medalha de prata durante a final da Ginástica Artística - Barras Desiguais Femininas no Parque Deportivo Estadio Nacional, no quarto dia dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, em 24 de outubro de 2023, em Santiago, Chile (Foto de Buda Mendes/Getty Images) (Buda Mendes/Getty Images)

“O que eu desejo é ficar feliz, estar saudável e poder treinar muito: o bom resultado é consequência de trabalho, cabeça boa e mente tranquila de que fiz o meu melhor, mesmo que erros possam acontecer.”

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias