Foco

Anvisa prorroga dispensa de declaração de saúde de viajantes

Segundo a Anvisa, as companhias aéreas já foram comunicadas da prorrogação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prorrogou, para quarta-feira (02), o período de dispensa de apresentação da Declaração de Saúde do Viajante (DSV). Segundo o órgão, a manobra se deve à “necessidade técnica de migração” do sistema que hospeda a declaração para novo ambiente.

De acordo com a agência, as companhias aéreas já foram comunicadas sobre a ampliação do prazo e a decisão foi tomada após “oscilação na disponibilidade de acesso ao sistema do formulário eletrônico da DSV”, documento obrigatório para embarque internacional com destino ao Brasil. Essa oscilação foi identificada na quinta-feira (24).

“A fim de evitar transtornos para viajantes e empresas aéreas, como decorrência da instabilidade do sistema e da necessidade de ajustes técnicos, a agência comunicou que os viajantes com destino ao Brasil que não tivessem conseguido realizar o preenchimento da declaração (DSV) estariam dispensados até o dia 26/02 de apresentar, no momento do embarque internacional, o comprovante de preenchimento.

Recomendados

A Anvisa alerta que a dispensa excepcional e temporária da apresentação da declaração não isenta os viajantes de cumprirem as demais normas sanitárias brasileiras para ingresso no país. “A Anvisa está adotando as medidas necessárias visando ao pronto reestabelecimento do formulário, apresentando desculpas pelos eventuais transtornos”, complementa a nota.

LEIA TAMBÉM:

Anvisa alerta sobre diferença de vacinas pediátricas contra a covid-19

Mortes por covid-19 no Brasil

A covid-19 segue fazendo vítimas no Brasil. Nas  últimas 24 horas, foram registradas 770 mortes provocadas pelo coronavírus e a média de óbitos diários foi para 733, registrando uma variação de -17,8% em relação ao verificado há 14 dias, indicando queda.

Os dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) mostram ainda que o país registrou, nesta sexta-feira (25), mais 91.595 casos confirmados e, ainda, que a média diária de infecções está em 87.340.  Com isso, o Brasil chega a marca de 648.160 vidas perdidas e  28.670.242 pessoas contaminadas.

LEIA TAMBÉM:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos