Foco

Europa inicia testes de passaporte sanitário

A União Europeia iniciou ontem a fase de testes de seu “passe verde digital” da covid-19, uma espécie de passaporte sanitário que permitirá a retomada de viagens entre países do bloco e do mercado comum europeu. A expectativa é de que a plataforma que deve facilitar viagens internacionais entre em operação até o primeiro dia de junho.

QUER RECEBER A EDIÇÃO DIGITAL DO METRO JORNAL TODAS AS MANHÃS POR E-MAIL? É DE GRAÇA! BASTA SE INSCREVER AQUI.

O documento estudado pela Europa para viagens internacionais durante a pandemia funcionará em sua versão digital, através de um QR Code, que coletará as informações sobre a vacina que o cidadão tomou, se é uma pessoa recuperada da covid-19 ou ainda o histórico de testes negativos para a doença. Também será liberada uma função para imprimir o documento.

A regulamentação deve valer para os 27 países membros da União Europeia, que neste momento negociam quais imunizantes deverão ser aceitos pelo bloco – se apenas os autorizados na região ou se incluirá os permitidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Abraço liberado

O premiê do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou ontem que o país migrará para a fase 3 de relaxamento de quarentena a partir da próxima segunda-feira, dia 17. Johnson afirmou que o governo não mais ditará que não está permitido abraçar, desde que os cidadãos tenham consciência de quem encontrarão. Cinemas e teatros a céu aberto e eventos com até 30 pessoas estarão permitidos. Assim como viagens internacionais.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos