Foco

Feriado de Páscoa: governo de SP pede que população fique em casa

Autoridades médicas reforçam pedido de isolamento social no feriado após estado fechar mês de março com recorde de 15 mil mortos por covid-19

Em mais uma tentativa de desestimular as viagens rumo às praias do litoral durante o feriado de Páscoa, o governo de São Paulo fez um apelo para que as pessoas permaneçam nos próximos dias em casa.

Neste início de abril, o Estado de São Paulo ainda contabiliza os dados de março, um dos piores meses desde que começou a pandemia de coronavírus, com mais de 15 mil mortos e o recorde de 15 mil pessoas hospitalizadas em um único dia.

O pedido para manter o isolamento já havia sido feito na semana anterior, quando foi declarada a antecipação dos cinco feriados municipais de 2021 e 2022 para realizar um lockdown entre 26 de março e 4 de abril na fase emergencial do Plano São Paulo.

Publicidad

LEIA TAMBÉM:

Remédios podem ficar até 10,08% mais caros a partir de hoje

Ganhador da Mega da Virada perde direito ao prêmio

Dois apostadores ganharam a Lotofácil desta quarta-feira

Operação Descida

A operação descida na Rodovia dos Tamoios (SP-099) e no Sistema Anchieta Imigrantes foi suspensa até  dia 4 de abril para conter o excesso de visitantes nos litorais norte e sul do estado.

A decisão foi tomada atendendo solicitação dos próprios prefeitos das cidades litorâneas, que em sua maioria decretaram medidas ainda mais rigorosas durante o feriado, como fechamento até de supermercados para desestimular o turismo.

Barreiras sanitárias no feriado

Muitas cidades do litoral de São Paulo adotaram barreiras sanitárias para controlar a entrada de veículos nas cidades.

Em alguns municípios, como Santos, só estão autorizados a entrar na cidade os moradores e carros de passeio de outros locais que comprovem que trabalham ou têm consultas médicas agendadas no local.

Publicidad

Em outros locais, como na Ilhabela, o motorista terá que apresentar um teste de covid-19 negativo do tipo RT-PCR realizado há no máximo 48 horas para cada passageiro do veículo antes de embarcar na balsa que faz a travessia.

A medida não vale para os moradores da ilha, que no entanto deverão apresentar comprovante de endereço em seu nome, como contas de água, luz e telefone.

Em Ubatuba, a prefeitura adotou um rodízio emergencial até o próximo dia 4 que permite que carros com placa de final par circulem nos dias pares e placas ímpares rodem nos dias respectivos.

Além disso, proibiu o estacionamento nas áreas próximas à orla, suspendeu as senhas de acesso a vans e ônibus de turismo, fechamento das praias e barreiras sanitárias em diversos pontos da cidade.

Publicidad

Ranking de vacinação

Uma ferramenta digital desenvolvida pelo governo de São Paulo passou a divulgar o ranking de vacinação em cada município em relação à população local.

Para acessar a ferramenta, basta acessar o site do Vacinômetro e clicar no botão “Ranking de Vacinação”.

Publicidad

De acordo com o sistema, as 10 cidades que mais aplicaram a 1ª dose da vacina no estado foram:

1 – Águas de São Pedro
2 – Flora Rica
3 – Arco-Íris
4 – Turmalina
5 – Ribeirão do Índios
6 – Santa Salete
7 – São Caetano do Sul
8 – São João do Pau D’Alho

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias