Foco

Brasil libera de vez a entrada de estrangeiros em voos internacionais

Pandemia. Estrangeiros não precisarão mais apresentar seguro para entrar em território brasileiro por vias aéreas. Fronteiras terrestres continuam fechadas por mais 30 dias

Ponte da Amizade tem movimento apenas de cargas | Christian Rizzi/Folhapress

O governo brasileiro liberou de vez a entrada de estrangeiros por meio de voos internacionais, em qualquer aeroporto do país, sem nenhuma medida específica  de proteção em relação à pandemia do novo coronavírus. Desde o dia 25 de setembro, a liberação já estava em vigor. No entanto, a partir de agora, os viajantes não precisarão mais apresentar para a companhia aérea um seguro válido no Brasil para gastos de saúde.

ANÚNCIO

QUER RECEBER A EDIÇÃO DIGITAL DO METRO JORNAL TODAS AS MANHÃS POR E-MAIL? É DE GRAÇA! BASTA SE INSCREVER AQUI.

Vale Outubro

O estrangeiro que chegar ao país por este modal deverá apenas atender aos requisitos migratórios adequados à sua condição, como o de portar visto de entrada quando for exigido.

Recomendados

Se por um lado os viajantes agora podem entrar normalmente por voos, por outro, a liberação terrestre ainda não ocorreu. A mesma portaria publicada no Diário Oficial da União prorrogou por mais 30 dias a restrição de entrada de estrangeiros por “rodovias, outros meios terrestres ou por transporte aquaviário”.

Na sexta-feira passada, houve um início de tratativas entre os governos do Brasil e do Paraguai para a reabertura da Ponte da Amizade, uma das principais fronteiras do território brasileiro. A expectativa de ambas as partes é liberar a circulação na ponte até o dia 15 deste mês, mesmo com a restrição de entrada prorrogada ontem.

Desde 18 de março, só é permitida a passagem no local de caminhões que trabalham com transporte de cargas. Além disso, há outras exceções, como para imigrante com residência no território brasileiro e profissional estrangeiro em missão a serviço de organismos internacionais, como a ONU (Organização das Nações Unidas).

Antes do início da pandemia, a Ponte da Amizade recebia o tráfego de 100 mil pessoas e 40 mil veículos diariamente.  

Tags

Últimas Notícias