Foco

Estado de São Paulo aprova novo currículo para o ensino médio

São Paulo se tornou o primeiro estado a aprovar o novo currículo escolar para o Ensino Médio, após a proposta ter passado por unanimidade no Conselho Estadual de Educação durante votação na última quarta-feira, dia 29.

O documento agora precisa ser homologado pelo secretário Rossieli Soares, responsável também por criar as novas diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) durante sua gestão no Ministério da Educação, em 2018, no governo do ex-presidente Michel Temer.

Veja também:
São Paulo encosta em 23 mil mortes por covid-19; veja balanço de sexta
Hospital de campanha do Anhembi terá 561 leitos desativados neste sábado

Recomendados

O novo currículo do ensino médio começou a ser construído em 2019, com participação de 140 mil estudantes e 18 mil professores. O objetivo do governo estadual é que as mudanças comecem a ser implementadas progressivamente a partir do próximo ano letivo, começando pelo 1º ano do ensino médio. Em 2022, a nova grade será aplicada à segunda série e, em 2023, ao terceiro ano.

Na nova proposta do BNCC, os alunos cumprirão uma carga de 1.800 horas durante a formação básica e outras 1.350 para itinerários formativos. Nesta última será possível escolher entre uma ou duas áreas da formação geral para aprofundamento extracurricular, ensino técnico ou profissionalizante, além de disciplinas eletivas, projeto de vida, e tecnologia e inovação. Ao todo, serão 3.150 horas distribuídas ao longo do ensino médio

Na nova formação básica, os conteúdos serão organizados da seguinte forma:

– Linguagens: Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua estrangeira.

– Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

– Ciências da Natureza: Biologia, Química e Física.

– Matemática.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos