Foco

INSS em São Paulo inaugura ‘drive-thru’ para entrega de documentos

Um formato de atendimento «drive-thru» está sendo testado em agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em São Paulo, fechadas durante a epidemia do novo coronavírus por todo o país.

O projeto-piloto recebeu o nome de Exigência Expressa e permite que o público entregue documentações sem entrar nas unidades ou fazer contato físico com os atendentes. O formato é indicado para segurados que tenham dificuldades em fazer a entrega digital de documentos, seja pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo oficial para smartphone.

Para conferir quais unidades estão operando com o novo sistema, clique aqui. Você estará fazendo o download da lista de agências do INSS que receberão as Exigências Expressas.

Recomendados

LEIA MAIS:
São Paulo tem 310,5 mil casos de covid-19, com 15,7 mil mortes
Previsão do Tempo: fim de semana traz sol e derruba umidade do ar em São Paulo

Como funciona

O primeiro passo é saber quais documentos são exigidos ao solicitar um benefício no INSS. Para isso, o interessado deve consultar o telefone 135, o Meu INSS, no site ou no aplicativo para celulares ou entrar em contato com os plantões cujos telefones e endereços de emails constam nas portas das agências.

Então, com as cópias da documentação em mãos, incluindo uma cópia de um documento de identidade com foto e uma declaração assinada atestando pela veracidade das informações, o segurado pode deixar um envelope nas urnas disponíveis em unidades do INSS no Estado de São Paulo.

As cópias devem estar legíveis, sem rasuras, e o envelope deve carregar dados que identifiquem a pessoa. Do lado de fora, é necessário escrever:

  1. Nome completo do segurado;
  2. CPF do segurado;
  3. Endereço completo com CEP;
  4. Número do telefone do segurado com o DDD, ou telefone para recado com o nome de quem o receberá;
  5. Endereço de e-mail, se tiver;
  6. Data em que o envelope está sendo deixado na agência

Após a entrega, é possível acompanhar o andamento do processo a partir do aplicativo do INSS, do site ou o telefone 135.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos