Foco

‘Constituição do Orgulho’ destaca diretos fundamentais da população LGBT+

A Comissão de Diversidade da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) lança neste domingo (28), Dia do Orgulho LGBT+, uma edição especial da Constituição Federal de 1988 com o nome «Constituição do Orgulho».

O livro destaca os itens presentes na lei suprema brasileira que atestam direitos fundamentais que protegem a comunidade LGBT+ no país. Os artigos foram destacados com cores da bandeira da comunidade, que também aparece na capa do livro.

Cada cor simboliza um tema: homicídio; injúria e difamação; violência psicológica; violência institucional; violência sexual; e agressão. Para os destaques, foram consultados advogados da Comissão da Diversidade da OAB-SP.

Recomendados

“A ‘Constituição do Orgulho’ está colorindo direitos que já estão previstos há muito tempo na legislação, mas que são invisíveis para muita gente. Mais do que criar leis que defendam a comunidade LGBT+, é necessário que a Constituição existente seja conhecida e honrada para esse público, assim como para qualquer brasileiro”, destaca Filipe Rosado, redator da SunsetDDB, agência responsável pela ação.

A versão física da «Constituição do Orgulho» foi impressa em edição limitada, com cópias distribuídas para influenciadores, defensores da causa e ícones de destaque na luta contra a LGBTfobia. O conteúdo, porém, está disponível gratuitamente na internet, com material complementar da campanha, como gráficos, vídeos e relatos.

“É fundamental garantir os direitos dos cidadãos sem distinção, assim como assegurar que sejam cumpridos. Por isso, o objetivo desta ação é não apenas colocar luz à importante questão social, como também levar conhecimento sobre os direitos e deveres assegurados pela Constituição brasileira”, diz Marina Ganzarolli, presidente da Comissão da Diversidade da OAB-SP.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos