Foco

Covid-19 também ataca o emocional; veja como conseguir ajuda

Foto: Pexels

Para além dos sintomas tradicionais da covid-19, a pandemia provocada pelo novo coronavírus pode afetar
a saúde psicológica das pessoas, mesmo entre as que não tenham sido infectadas.

ANÚNCIO

Em cartilha do Ministério da Saúde para tratar dos problemas psicossociais acarretados pelo novo coronavírus, a Fundação Oswaldo Cruz afirmou “que entre um terço e metade da população exposta a uma epidemia pode vir a sofrer alguma manifestação psicopatológica”.

“As pessoas estão sofrendo com a impotência, o medo da doença e da morte”, disse o psicólogo e psicanalista da rede de acolhimento Experiência de Escuta Francisco Nogueira.

Recomendados

Os impactos sociais e econômicos da pandemia podem potencializar dificuldades e inseguranças, causando ansiedade, insônia, alterações no apetite, variações de humor, dificuldade em lidar com os sentimentos e com as outras pessoas e angústia. “Está tudo bem sentir essas coisas neste momento, a questão é o que fazer com isso”, afirmou Nogueira.

Outro ponto que pode afetar o emocional é o isolamento. “É diferente de querer não sair. Isso traz frustração e, quando mal elaborada, pode produzir sentimentos difíceis de lidar, como raiva, revolta e tristeza.”

Segundo o psicólogo, o problema ocorre quando o indivíduo não sabe como aliviar esses problemas. “Quando se tornam impeditivo para fazer coisas do dia a dia é preciso pedir ajuda”, comenta Nogueira.

Diante de mais esse impacto da pandemia, diversos psicólogos criaram redes de acolhimento gratuitas. O Metro Jornal mostra abaixo como funciona o atendimento de algumas delas.

AÇÃO E REAÇÃO

Sinais

  1. Medo de adoecer, morrer e de perder entes queridos
  2. Medo de perder meios de subsistência ou não poder trabalhar
  3. Dificuldade para dormir
  4. Alteração do apetite
  5. Variação de humor
  6. Irritabilidade
  7. Tristeza
  8. Dificuldade em lidar com sentimentos e relações
  9. Problemas de concentração

ONDE BUSCAR AJUDA

Experiência de escuta
Grupo de psicólogos que está oferecendo consultas gratuitas de acolhimento durante a pandemia. As sessões são individualizadas, duram 30 minutos, são feitas por chamadas de vídeo e podem ser agendadas no site https://www.relacoessimplificadas.com.br/escuta

APOIAR
O Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo) disponibilizou atendimento a profissionais de saúde, a adolescentes (com o consentimento dos responsáveis) e a pessoas com mais de 18 anos. Os atendimentos são feitos pelo Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social Seguimos. Os interessados devem enviar e-mail para: apoiar@usp.br.

BEM CARE
A startup de atendimentos de saúde liberou o pacote de Psicólogo Online sem custo pelos próximos seis meses. São quatro sessões mensais com o terapeuta disponível da sua escolha. É preciso cadastrar o celular no site https://bem.care/covidzero/ para liberar o link de download do aplicativo. Não haverá nenhum tipo de cobrança automática após seis meses.

CVV
O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente a todas as pessoas que querem e precisam conversar em momentos de angústia, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat por 24 horas, todos os dias. Contatos pelo telefone 188 (sem custo pelo) ou pelo www.cvv.org.br, por chat e e-mail.

Tags

Últimas Notícias