Foco

Clima: Rússia vive inverno sem neve no ano mais quente já registrado

O ano 2019 foi o mais quente na Rússia em mais de 120 anos, anunciaram hoje os serviços meteorológicos locais. Moscou enfrenta um raro inverno sem neve.

«De uma forma geral, este foi o ano mais quente da Rússia de todo o período de observações instrumentais», disse o diretor do Centro Hidrometeorológico Roman Vilfand.

LEIA MAIS:
Dicas: como proteger seu bichinho de estimação nas festas de Ano Novo
Turista suíço é baleado no RJ ao entrar em comunidade com a namorada

Recomendados

Para contornar algumas das dificuldades causadas pelo tempo, as autoridades de Moscou decidiram despejar neve artificial no centro da cidade mantendo as festividades do ano novo, quando é habitual as pessoas saíram para a rua para fazerem `snowboard`.

A decisão provocou diversas reações na rede social Twitter. Alguns russos afirmaram que «o orçamento de Moscou pode comprar qualquer coisa: até o inverno». Em outra mensagem a população lamentou o cenário que «está muito longe do tradicional inverno».

No Instagram, usuários têm multiplicado vídeos que mostram caminhões transportando e espalhando neve na cidade. «Esta é toda a neve que há em Moscou. Está toda guardada na Praça Vermelha», escreveu um usuário ao comentar a fotografia tirada perto do Kremlin.

As preocupações com os efeitos do aquecimento global na Rússia são crescentes, já que o permafrost ou pergelissolo – o tipo de solo encontrado na região do Ártico, constituído por terra, gelo e rochas permanentemente congelados – está derretendo lentamente e fazendo recuar o gelo ártico. A situação leva os ursos polares famintos a procurarem comida em áreas urbanas.

O clima ameno que se tem registado este mês no país interrompeu a hibernação de vários animais no jardim zoológico de Moscou e fez com que açafrão, liláses e magnólias do jardim botânico da Universidade Estadual florescessem mais cedo.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos