Durante discurso nesta segunda-feira (14), em sessão de abertura do Parlamento britânico, a rainha Elizabeth II abordou o Brexit e definiu-o como «prioridade» para o governo.
ANÚNCIO
LEIA MAIS:
‘Os EUA apoiam Brasil no OCDE; só não vê quem não quer’, diz Eduardo Bolsonaro
Caixa dá linha de crédito com juros entre 2,29% e 3,99% para caminhoneiros
O evento marca o início o ano parlamentar, e ocorreu na Câmara dos Lordes. Sentada em um trono dourado, ela deu início à leitura de seu discurso.
Diante do olhar dos membros de ambas as câmaras parlamentares e do primeiro-ministro, Boris Johnson, ela definiu o Brexit como uma das prioridades de seu governo, e garantiu que trabalhará para que o Reino Unido permaneça como líder nas relações globais.
A rainha estabeleceu compromisso com a Irlanda do Norte, e com europeus que vivem em territórios do Reino Unido. Segundo o pronunciamento, leis garantiram que estes indivíduos possam manter suas habitações mesmo após a saída da União Europeia.
Elizabeth II também reiterou esforços para combater as mudanças climáticas, incentivar a educação das mulheres e investir na defesa de seus territórios.
O prazo para que o Reino Unido forme um acordo para definir termos de sua saída da União Europeia, atualmente, é 31 de outubro. Boris Johnson, primeiro-ministro conservador, defende que a cisão ocorra mesmo sem acordo.