Foco

França e Irlanda ameaçam acordo Mercosul-UE por falas de Bolsonaro sobre queimadas

Michel Spingler/Pool via REUTERS

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta sexta-feira (23) que o líder do executivo brasileiro, Jair Bolsonaro, mentiu quando minimizou as preocupações sobre a mudança climática na reunião do G-20 no Japão, em junho deste ano. O político europeu afirmou que, por isso, a França se oporá ao acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a UE (União Europeia).

ANÚNCIO

O acordo é apontado por Bolsonaro como uma das principais conquistas de seu governo. Em nota, divulgada pelo Palácio do Eliseu, sede do governo francês, a presidência do país europeu afirma que «nas condições atuais, a França se opões ao acordo Mercosul-UE».

Veja também:
Oitavo homem mais rico do mundo, David Koch morre aos 79 anos
Plataforma transmite ao vivo avanço dos incêndios na Amazônia

Recomendados

Os incêndios que se propagam pela Amazônia se converteram em um incidente diplomático dois dias antes da reunião do G-7, em Biarritz, também na França. Na quinta-feira, 22, Macron solicitou que o tema seja debatido com os outros líderes do grupo – do qual o Brasil não participa.

A resposta do governo francês vem após manifestações de Bolsonaro, que lamentou «o tom sensacionalista» com que Macron se referiu às queimadas no Brasil – na ocasião, o europeu utilizou uma foto da década de 1990 para falar dos incêndios que ocorrem nos últimos dias. Confira as publicações:

Tradução: «Nossa casa está queimando, literalmente. A floresta amazônica – cujos «pulmões» produzem 20% do oxigênio do nosso planeta – está em chamas. É uma crise internacional. Membros do G7, vamos discutir essa emergência com prioridade daqui a dois dias.»

Irlanda

Na Irlanda, o primeiro-ministro Leo Varadkar também ameaçou votar contra o acordo comercial. «De maneira alguma a Irlanda votará a favor do acordo de livre comércio Mercosul-UE se o Brasil não cumprir seus compromissos ambientais”, afirmou.

Tags

Últimas Notícias