Foco

STJ manda soltar funcionários presos por tragédia de Brumadinho

A sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu, nesta terça-feira (5), soltar os funcionários presos pelo rompimento da barragem de Brumadinho.

Com a decisão, serão libertados o geólogo Cesar Augusto Grandchamp, o gerente de Meio Ambiente, Ricardo de Oliveira, e o gerente do Complexo de Paraopeba, Rodrigo Artur Gomes de Melo. Todos são funcionários da mineradora Vale.

A decisão também alcança os engenheiros André Jum Yassuda e Makoto Namba, engenheiros da empresa alemã Tüv Süd, que assinaram o laudo que teria atestado a segurança da barragem.

Recomendados

Leia mais:

Brumadinho: Bombeiros podem não localizar todos os corpos
Cerca de 30% das notícias sobre Brumadinho eram falsas, aponta estudo da FGV

O relator do caso, ministro Néfi Cordeiro, disse que os funcionários da empresa alemã de auditoria Tüv Süd prestaram declarações, já foram alvo de buscas e apreensões e não foi apontado qualquer risco à sociedade que justifique a detenção.

Todos os integrantes da Turma entenderam que não há fundamento para as prisões.

De acordo com o Ministério Público, os três funcionários estão diretamente envolvidos no processo de licenciamento ambiental da barragem. Os dois engenheiros terceirizados que atestaram a estabilidade da barragem também estão presos.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos