Foco

Vacina contra pólio alcança 15% do alvo desde sábado em SP; meta é atingir 95%

Criança toma vacina da campanha Bruno Rocha /Fotoarena/Folhapress

Iniciada no último sábado (4) na cidade de São Paulo, a campanha de vacinação já alcançou, até as 12h desta segunda-feira (6), 15,2% do público-alvo para as doses contra poliomielite e 14,8% no caso da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.

ANÚNCIO

Em São Paulo, a campanha foi antecipada – no Brasil todo, ela começou nesta segunda. A ação é dirigida às crianças de 1 a menos de 5 anos, o que na capital equivale a 562.392 pessoas. A meta é imunizar 95% desse público-alvo.

Com um índice abaixo desse, a população fica sujeita ao reaparecimento das doenças. No ano passado, o município obteve cobertura de 84,8% de poliomielite e 86,1% para a vacina tríplice viral.

Recomendados

De acordo com a secretaria, foram aplicadas mais de 177 mil doses entre sábado e as 12h desta segunda, sendo 89.914 contra a paralisia infantil e 87.579 doses da tríplice viral. A pasta destaca que uma mesma criança pode ter tomado as duas vacinas na mesma ida ao posto.

As doses estarão disponíveis até o dia 31 de agosto em todos os postos de saúde. A secretaria destaca que é importante reforçar a imunização das crianças, mesmo das que estão com a carteirinha em dia, para “reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no Brasil e de circulação de sarampo e rubéola na capital”.

Os últimos dois casos confirmados de sarampo no município – ambos importados – foram registrados em 2015. No estado, neste ano, foi registrado um caso, também importado. O país já registrou mais de mil casos no ano, a maioria no Amazonas e em Roraima.

Tags

Últimas Notícias