Foco

Febre amarela em saguis faz Saúde de Campinas aumentar alerta

Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress

A Secretaria de Saúde de Campinas registrou mais dois casos de macacos infectados por febre amarela na cidade, alcançando 16 ocorrências no total. A confirmação aumentou o alerta para vacinação, por se tratar de contágios em saguis e em regiões fora do distrito de Sousas.

ANÚNCIO

Os dois novos casos são de um sagui atropelado em agosto no Parque Jambeiro, na região Sul, e outro em setembro, no Jardim das Paineiras, região Leste. Segundo Andrea Von Zuben, diretora do departamento de Vigilância em Saúde, a doença em saguis aumenta o risco. “Os saguis são animais menos sensíveis. Quando se diminui a população de bugios (animais infectados em Sousas), começamos a ter saguis acometidos. O sagui está mais próximo ao ser humano em áreas mais próximas. Isso traz o alerta”, explica.

Segundo a diretora, antes, a orientação era para se  vacinar quem fosse adentrar áreas com matas, principalmente em Sousas. Agora, com a contaminação em outras regiões e também em espécies mais próximas à população, é importante que moradores de outros bairros tomem as vacinas. “Amanhã (hoje) vamos divulgar novos bairros ao redor dos locais onde foram registrados os casos, para que a população possa se vacinar”, explicou.

Ontem, quando o primeiro caso do dia foi registrado, no Jardim das Paineiras, 17 bairros foram incluídos na lista de necessidades de vacina. Com o caso confirmado no fim da tarde, no Jambeiro, as demais áreas serão divulgadas hoje. “É importante que se olhe na caderneta de vacinação para verificar se já tomou a dose da vacina alguma vez na vida. Caso já tenha recebido a dose, não precisará recebê-la novamente. Caso não tenha recebido, é importante tomar a vacina.”

Outros casos suspeitos ainda aguardam exames do instituto Adolfo Lutz para se saber se há necessidade de vacinação em outras regiões da cidade.

Bairros

Os bairros divulgados na região do Paineiras em que a população deverá receber a dose  são: Jardim das Paineiras, Jardim Bom Retiro, Jardim Itamaraty, Jardim Santa Marcelina, Parque Nova Campinas, Jardim Marília, Jardim Carlos Gomes, Jardim Lumen Christi, Jardim Boa Esperança, Vila Lafayette Álvaro, Parque Brasília, Vila Dália, Bairro das Palmeiras, Chácara Recreio, Vila Brandina, Novo Flamboyant e Jardim Flamboyant. Hoje, serão anunciados bairros na região do Jambeiro, onde o segundo caso de ontem foi registrado.

ANÚNCIO

Itatiba

A Secretaria de Saúde de Itatiba confirmou ontem a primeira morte na cidade em razão da febre amarela. A vítima era um homem de 76 anos, que vivia no limite do município entre Itatiba e Jundiaí.

Na cidade, até agora, 13 macacos foram contaminados pela doença.

Em janeiro, uma mulher de 47 anos também morreu vítima da doença em Paulínia.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias