Foco

Campeão de sumô, robô brasileiro vai disputar campeonato Internacional no Japão

Daniel Nery, integrante da equipe, manuseia o robô Stonehenge, convidado para ir ao Japão André porto/metro

Um robô desenvolvido por alunos da USP (Universidade de São Paulo) foi convidado para ir ao Japão em dezembro para participar de uma competição internacional de sumô. Isso mesmo, sumô: aquela luta milenar de origem japonesa.

ANÚNCIO

Desenvolvido pela equipe de robótica ThundeRatz, formada por 64 alunos da USP – em sua maioria, dos cursos de engenharia da Escola Politécnica -, o robô Stonehenge foi convidado para participar da International Robot-Sumo Tournament, competição que acontece dia 17 de dezembro no Japão.

O convite veio após o robô ter sido campeão do Winter Challenge, maior torneio da categoria no Brasil que aconteceu em julho. Outro robô da equipe, o Moai, também poderá participar no Japão, caso vença uma pré-competição que acontece um dia antes da etapa principal do torneio.

Veja o vídeo:

A competição

Lucas Eder, 21 anos e capitão da ThundeRatz, explica que o “sumô eletrônico” segue basicamente a mesma lógica da luta milenar: vence o robô que primeiro derrubar o outro ou empurrar para fora de um ringue de formato circular. As lutas são rápidas e costumam durar menos de um minuto.

ANÚNCIO

A competição é dividida em categorias de acordo com o peso e tipo dos robôs, que podem ser autônomos ou radiocontrolados. O Stonehenge, um radiocontrolado de três quilos, tem seis anos e é pentacampeão da categoria.

Para ajudar a se fixar no ringue e não ser derrubado rapidamente pelo adversário, o robô é produzido com ímãs na parte inferior, que ajudam a “prendê-lo” no ringue de aço. “Cada robô leva mais ou menos um ano para ser fabricado, e depois passa constantemente por melhorias”, explica Eder.

Apoio necessário

O capitão da equipe diz que, agora, ela corre contra o tempo para obter recursos para participar do torneio.

“A USP bancou financeiramente uma competição da qual participamos em abril na Califórnia, e infelizmente ela não pode arcar com os custos de mais do que um torneio por ano. Por isso estamos atrás de patrocínio para podermos ir ao Japão em dezembro”, disse.

Quem quiser ajudar a levar o Stonehenge para a competição pode escrever para o e-mail contato@
thunderatz.org. 

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias