O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) atualizou a lista de sites considerados de risco para o consumidor e, segundo o levantamento, o número de comerciantes fraudulentos nas redes diminuiu.
De acordo com a assessora técnica Fatima Lemos, a lista – que começou a ser divulgada em 2011 – conta com pelo menos 508 endereços, mas tem crescido cada vez menos.
A maior parte das reclamações está ligada a falta de entrega do produto. Segundo a fundação, muitas vezes as empresas não são localizadas nem mesmo no banco de dados da Receita Federal ou Registro BR, por exemplo, responsável pelo registro do domínio dos sites brasileiros.
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Com isso, é impossível fazer com que o consumidor receba a mercadoria adquirida e a solução indicada pelo Procon é o cancelamento da compra pela operadora do cartão de crédito, em caso de transações desse tipo.
Fatima reforma a importância de verificar informações sobre a loja, como CNPJ e canais de contato. Além disso, é preciso estar atento para ofertas com preço muito abaixo do mercado.
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