Foco

Nova restrição de motos não evitaria as 10 mortes nas marginais

Joel Silva/Folhapress

Se estivesse em vigor desde a elevação das velocidades máximas nas marginais Pinheiros e Tietê, a restrição ao tráfego de motos na pista central da Tietê das 22h às 5h não teria evitado nenhuma das dez mortes de motociclistas ocorridas nas duas vias.

ANÚNCIO

A medida foi tomada em maio, quando se contavam oito mortes de motociclistas nas vias que margeiam os dois rios, exatamente para tentar conter os acidentes fatais com motos nesses locais.

Mas, analisando as mortes ocorridas em acidentes na marginal Tietê, constata-se que nenhuma delas ocorreu de madrugada na pista central (veja levantamento das ocorrências nesta página). Um deles foi na pista expressa, onde elas são proibidas de trafegar desde 2010.

Por outro lado, cinco dos acidentes aconteceram na marginal Pinheiros, onde não há nenhuma restrição à circulação desses veículos. E três deles foram no horário em que, na Tietê, eles não podem andar na faixa central.

Em 25 de janeiro, cumprindo promessa de campanha, o prefeito João Doria (PSDB) elevou os limites de velocidades nas marginais para 90 km/h nas pistas expressas,  60 km/h nas locais e 70 km/h na pista central.

O aumento foi acompanhado de uma série de medidas, chamadas de Marginal Segura, para melhorar a segurança nas vias. Para os motociclistas, foi prevista fiscalização com radares pistola.

No total, desde então, a CET (Companhia de Engenharia de tráfego) conta 11 mortes nas duas pistas marginais – uma das vítimas fatais foi um pedestre.

ANÚNCIO

Procurada, a CET informou que desde o último sábado a medida de restrição às motos na pista central da marginal Tietê das 22h às 5h passou a ser fiscalizada – até então, havia um trabalho de orientação. A companhia destaca que a medida foi implantada com o objetivo de garantir a segurança dos motociclistas e prevenir acidentes num horário de grande movimentação de caminhões na via.

Quanto aos acidentes fatais, a CET informou que, de acordo com os registros, nenhum teve relação com a velocidade dos veículos envolvidos.  

Pregão para manutenção de semáforos será no dia 22

Depois de ser liberado pelo TCM (Tribunal de Contas do Município), o edital para a contratação de empresas para fazer a manutenção dos semáforos da cidade foi publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial. O pregão será realizado no dia 22 deste mês

O edital fala em “prestação de serviços de natureza contínua de manutenção dos equipamentos e infraestrutura dos sistemas de sinalização semafórica, com fornecimento de materiais”. O contratado será a empresa que oferecer o menor valor global para o serviço, por lote.

Segundo a CET, a contratação vai cobrir a manutenção de todos os  todos os 6.399 semáforos existentes na cidade, inclusive em consertos no caso de roubos de fios elétricos. A licitação, de acordo com a companhia, é de R$ 72 milhões e será dividida em três lotes. As empresas terão contrato válido por um ano com a cidade, podendo ser renovado. 

 

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias