Foco

Presidente filipino xinga Obama de ‘filho da p’; norte-americano cancela encontro

Xingado de «filho da p…» pelo presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, Barack Obama cancelou um encontro com o mandatário que seria realizado no Laos, durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

ANÚNCIO

«O presidente não terá uma reunião bilateral com Rodrigo Duterte. No entanto, se encontrará com a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye», declarou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Ned Price.

Presidente filipino xinga Obama de ‘filho da p’

Recomendados

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, ameaçou e xingou o norte-americano Barack Obama de «filho da p» pelas críticas que o democrata fez à política de tolerância zero contra tráfico de drogas adotada pelo governo de Manila e a qual já levou a milhares de execuções extrajudiciais.

«É bom você não interferir, senão, filho da p…, vou te fazer pagar por isso», disse Duterte nesta segunda-feira (5), ao ser questionado por um repórter de como explicaria a Obama o alto número de homicídios extrajudiciais. Duterte e Obama se encontrariam pessoalmente no Laos, em uma cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). O filipino também disse ser o líder de um país soberano e ter obrigação de se explicar somente à sua população.

Nos últimos dois meses, a polícia filipina matou mais de 2 mil pessoas suspeitas de produzirem ou traficarem drogas. As execuções chamaram a atenção de outros países, como os Estados Unidos, que, em agosto, demonstraram preocupação com a política de Duterte, eleito em maio. Aos 71 anos de idade, Duterte também já ameaçou retirar as Filipinas da Organização das Nações Unidas (ONU) e sugeriu propor à China e às nações africanas a criação de um novo bloco internacional.

Tags

Últimas Notícias