Foco

Homem que matou 300 pessoas a mando de Pablo Escobar vira ‘youtuber’

O traficante colombiano John Jairo Velásquez ficou 22 anos preso por ser considerado o ‘braço direito’ e assassinado preferido de Pablo Escobar. Também conhecido como ‘Popeye’, ele foi responsável por matar 300 pessoas pessoalmente, ter ordenado a morte de outras milhares e ter orquestrado pelo menos 200 ataques de carros-bomba durante a guerra contra as drogas em Medellín, na Colômbia, segundo o jornal britânico «The Guardian». Em 2014, ganhou liberdade condicional por ter cumprido três quintos da pena.

ANÚNCIO

Atualmente, aos 54 anos, ele se tornou um ‘youtuber’ de sucesso na Colômbia, com mais de 100 mil assinantes. O nome do canal é criativo: «Popeye arrependido». Os vídeos de maior sucesso são os de perguntas e respostas, onde ele tira as dúvidas de seu público. Em um deles, o irmão de um policial que foi assassinado pergunta a Velásquez quando ele irá conhecer os familiares de suas vítimas. E ele responde» Isso é uma questão dolorosa para mim. É importante que a gente se encontre para que eu consiga pedir perdão cara a cara e assumir a minha responsabilidade».

O fato, obviamente, provocou revolta nos familiares das vítimas. “É um tapa na cara para nós vê-lo se apresentar agora como um especialista, um consultor, já que ele não mostrou nenhum remorso pelo que fez conosco”, disse Gonzálo Rojas, filho de uma das 110 vítimas do voo 203 da Avianca, destruído por uma bomba, ao «The Guardian».

Veja também:
Israel suspende permissão de entrada de palestinos após ataque em Tel Aviv

Valásquez, que no seu auge no mundo do crime, recebia até 1 milhão de dólares por um assassinato de uma figura importante, disse ao jornal britânico que desperdiçou boa parte de sua fortuna em pagamento de proteção enquanto esteve na prisão. O resto, ele teve que depositar em uma conta de outra pessoa, porque nenhum banco vai abrir uma conta para ele.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias