Foco

Turista agora pode trazer salames e queijos ao Brasil

A partir de agora, turistas brasileiros e estrangeiros  em viagem no exterior estão autorizados a entrar no Brasil com produtos como queijos, salames e doces de leite na bagagem. Uma nova norma, instituída nesta terça-feira pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  liberou o ingresso no país de produtos de origem animal.

Para entrar no território nacional os produtos devem estar acondicionados em sua embalagem original de fabricação, com rotulagem que possibilite a sua identificação.

A entrada dos itens está limitada, no entanto, a 5 Kg por pessoa para lácteos, derivados do ovo, pescados e produtos de confeitaria e a 10 Kg para cárneos industrializados destinados a consumo humano, que incluem cozidos, extratos ou concentrados de carnes.

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luis Rangel, a falta de regulamentação era o que impedia o ingresso dos produtos no país.

“Apenas os processados de origem vegetal eram liberados. Fizemos o alinhamento aos procedimentos internacionais de trânsito de bagagens. Isso não trará nenhum prejuízo para a defesa agropecuária”, afirmou o secretário.

De acordo com  o Ministério da Agricultura, a medida traz melhorias no processo de fiscalização do trânsito internacional, que terá foco em produtos de maior risco. 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos