Foco

Rompimento de barragens em Minas mata ao menos 17, dizem bombeiros

A lama arrastou carros e caminhões, encobriu quase todas as casas do subdistrito em que fica a barragem e deixou moradores ilhados | Divulgação
A lama arrastou carros e caminhões, encobriu quase todas as casas do subdistrito em que fica a barragem e deixou moradores ilhados | Divulgação

O rompimento de duas barragens da mineradora Samarco  devastou a pequena Bento Rodrigues, distrito da cidade de Mariana, a cerca de 100 km de Belo Horizonte. O acidente aconteceu por volta das 16h e destruiu 80% das casas dos 2 mil habitantes da região. O número de mortos e desaparecidos ainda é divergente: o comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, Adão Severino Júnior, havia confirmado 17 mortes até à meia-noite desta quinta-feira. O dado oficial do hospital de Mariana, no entanto, era de dois óbitos. Dezenas de pessoas estão desaparecidas. O número pode chegar a mais de 50. Quatro pessoas feridas foram atendidas, mas o total de vítimas deve subir durante a madrugada, segundo os bombeiros.

De acordo com relatos de moradores, horas antes da catástrofe, foi possível sentir um forte tremor de terra, o que seria um prenúncio do rompimento da primeira barragem.

Em clima de desespero, a população de Bento Rodrigues foi orientada a evacuar o local antes que a imensa avalanche de lama atingisse o lugar. Cerca de 80% da área do distrito foi engolida pela lama. Entre os funcionários da mineradora, houve gritos, corre-corre e muita tensão com os relatos de mortes e soterramento de companheiros.

Com a tragédia, órgãos do Estado e do Brasil se mobilizam para ajudar no socorro às vítimas. O Ministério da Defesa informou que colocou em regime de prontidão os batalhões do Exército em Belo Horizonte e em São João del Rei, que estão aptos para atuar na região. O distrito está inacessível por via terrestre e o resgate só é feito por helicópteros. A mineradora Samarco disse que “todos os esforços para priorizar o atendimento às vítimas e a mitigação de danos ao meio ambiente estão sendo feitos”.

rompimento-da-barragem

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos