Foco

Barragem se rompe em cidade de Minas; sindicato fala em 15 mortos

Barragem de Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, próximo a Mariana se rompeu | Reprodução
Barragem de Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, próximo a Mariana se rompeu | Reprodução

Uma barragem de rejeitos de uma mineradora se rompeu próxima a cidade de Mariana, centro de Minas Gerais. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase), entre 15 e 16 pessoas morreram e 45 estão desaparecidas.

A barragem de Fundão, que pertence a Mineradora Samarco, rompeu por volta das 16h20 desta quinta-feira (5). Equipes dos Bombeiros, do SAMU, da Defesa Civil e da Guarda Municipal fazem o resgate das vítimas.

A assessoria da empresa pediu que os moradores do distrito de Bento Rodrigues, distante 23 quilômetros de Mariana, evacuem o local com urgência.

Há menos de um ano, o rompimento de uma barragem de restos de minerais da Mineradora Herculano, em Itabirito, na região central de Minas, deixou três operários mortos.

Onde fica a barragem do Fundão

Onde fica distrito de Bento Rodrigues

A Barragem de Fundão, que pertence a mineradora Samarco, rompeu por volta das 16h20 desta quinta-feira (5). Em nota, a mineradora disse que «está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente».

A empresa pediu ainda que os moradores do distrito de Bento Rodrigues, distante 23 quilômetros de Mariana, esvaziem o local com urgência. Equipes dos Bombeiros, do SAMU, da Defesa Civil e da Guarda Municipal já estão no local.

Em conversa com o Brasil Urgente, o prefeito da cidade de Mariana, Duarte Júnior, confirmou o ocorrido e relatou preocupação. “A lama que desceu [com o rompimento da barragem] tomou conta do entorno. Estamos preocupados porque a escola do distrito fica na parte de baixo e estava tendo aula. Estamos angustiados porque não temos informações de como estão as pessoas que estavam lá.” Duarte afirmou que helicópteros do estado foram enviados para o local para tentar entender o que houve.

Há menos de um ano, o rompimento de uma barragem de restos de minerais da Mineradora Herculano, em Itabirito, na região central de Minas, deixou três operários mortos.

Íntegra da nota da mineradora Samarco:

A Samarco informa que houve um rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão, localizada na unidade de Germano, nos municípios de Ouro Preto e Mariana (MG).

A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente. As autoridades foram devidamente informadas e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência.  

Não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas. Por questão de segurança,  a Samarco reitera a importância de que não haja deslocamentos de pessoas para o local do ocorrido, exceto as equipes envolvidas no atendimento de emergência.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos