Foco

Ministério Público denuncia 10 pessoas por causa de fraude em queijos

O Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul denunciou, nesta sexta-feira, por meio da Operação Queijo Compensado, 10 envolvidos em fraude no queijo produzido pela empresa Laticínios Progresso. Entre eles, estão os proprietários da empresa, Volnei Fritsch, Eduardo André Ribeiro e Pedro Felipe Fristsch.

ANÚNCIO

Segundo as investigações, o esquema, que funcionava desde abril de 2012, incluía a adição de amido de milho no queijo para mascarar a colocação de água.

No dia 17, a Operação Queijo Compensado comprovou que o Secretário de Agricultura, Valdir Ortiz, constava na lista de despesas da empresa Laticínios Progresso. Após o recolhimento de dados, ele foi afastado oficialmente da prefeitura de Três de Maio.

O material apreendido confirma que, em fevereiro de 2014, Ortiz recebeu mil reais da empresa em questão. O secretário responde o processo em liberdade.

A Promotoria Criminal divulgou escutas telefônicas que comprovam comércio do queijo, da Laticínios Progresso, com farinha, cheiro de gasolina, esfarelado, mole e mofado. Em uma das escutas, cliente fala de cheiro forte de um dos queijos e pede ao dono da empresa a troca.

Em outra escuta, um cliente reclama da qualidade do produto.

Uma ligação entre um fornecedor e o dono da empresa, Volnei Fritsch, comprava que a empresa comprava amido de milho para acrescentar no queijo.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias