Foco

Carro para em vaga especial e se torna alvo de pegadinha

Um motorista passou por maus bocados ao ser alvo de uma pegadinha anteontem em Maringá, no Paraná, após estacionar indevidamente em uma vaga para deficientes físicos. Seu carro, de cor vermelha, foi coberto com post-its azuis e brancos, formando o símbolo internacional de acessibilidade.

ANÚNCIO

A brincadeira foi organizada por um canal de humor no Youtube com o intuito de dar uma lição de moral no condutor.

O grupo aproveitou a saída do motorista para colar os post-its sob olhares de curiosos, que começaram a se aglomerar em volta do veículo. Ao se deparar com a brincadeira, o motorista se mostrou furioso e tentou, em vão, limpar o carro.

Sob vaias do público, o condutor se irrita e sai com  o carro cantando pneu. Um agente de trânsito acompanha a ação e multa o rapaz.

Quem estaciona em vagas reservadas para deficientes está sujeito a multa de R$ 53,20, além de ganhar três pontos na carteira.

A iniciativa se tornou viral na internet e chamou a atenção nas redes sociais. Diversos usuários parabenizaram o canal pela “lição” de conscientização.

Multas moral e real sobem em SP

ANÚNCIO

Quem estaciona indevidamente em vagas para deficientes pode tomar uma multa real ou moral. Ambas cresceram na cidade.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), em abril, foram aplicadas 739 multas por esse motivo, ante 693 em março.

A multa moral é diferente: qualquer um pode aplicá-la. De aspecto semelhante aos talões usados por agentes de trânsito, ela contém mensagem educativa e orientações sobre o uso correto da vaga.

De janeiro a maio, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida distribuiu 7 mil talões –média de 1.400 por mês. Em 2014, a média foram 1 mil talões por mês, 12 mil no ano.

“Nosso trabalho é garantir a igualdade entre todos”, disse a secretária Marianne Pinotti. “Nós entregamos [a multa moral] para quem tem interesse em promover essas mudanças”.

Quem quiser pegar os talões precisa apenas  acessar o site www.prefeitura.sp.gov.br/pessoa
comdeficiencia e imprimir o PDF da multa. 

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias