Foco

Policial que matou homem negro nos EUA é preso e indiciado

Um policial branco foi preso e denunciado nesta terça-feira (7) em North Charleston, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, por atirar oito vezes e matar um homem negro desarmado que parecia fugir, informou a imprensa local.

ANÚNCIO

Um vídeo, divulgado pelo site do «The New York Times»mostra policial Michael Slager disparando várias vezes contra o homem, que estava de costas. A vítima havia sido parada em uma operação de rotina na rua.

O agente foi levado ao centro de detenção do condado de Charleston e pode ser condenado à pena de morte.

Em entrevista coletiva, o prefeito da cidade, Keith Summey, afirou que a prisão foi provocada por uma «má decisão» durante a ação.

O incidente relembra as tensões raciais nos Estados Unidos. Em agosto de 2014, a morte do jovem negro Michael Brown, na cidade de Fergunson, no Missouri, desencadeou uma série de protestos contra a violência policial e o racismo.

Assista ao vídeo que mostra o momento do incidente:

ANÚNCIO

Ativistas planejam passeata na Carolina do Sul 

Ativistas planejam realizar um protesto na Carolina do Sul nesta quarta-feira em reação a morte do homem negro de 50 anos com um tiro nas costas por um policial branco.

Líderes de direitos civis pediram calma, e muitas pessoas elogiaram a coragem da testemunha que filmou o assassinato e entregou o vídeo à família da vítima, Walter Scott.

“Quando o vi caí no chão, aquilo partiu meu coração”, disse seu pai, Walter Scott Sr., ao programa “Today” da rede de televisão NBC nesta quarta-feira. Sem a filmagem, contou, “aquilo nunca teria sido descoberto. Eles teriam varrido para debaixo do tapete, como fizeram com tantos outros”.

Na noite de terça-feira, Chris Stewart, advogado da família da vítima, afirmou que o incidente diz respeito a algo maior do que raça. “A questão é o poder em si mesmo. Temos um policial que achou que podia dar todos aqueles tiros nas costas de algúem e sair ileso”, declarou Stewart. “A questão é o valor da vida humana”.

A morte ocorreu na manhã de sábado, depois que o policial Michael Slager, de 33 anos, que entrou na corporação em 2009, deteve Scott por causa de uma lanterna de freio quebrada, informou a polícia.

De acordo com um relatório policial, Slager disse a outros policiais que Scott tomou sua pistola de choque elétrico. Em nenhum trecho da filmagem, que não exibe o contato inicial dos dois homens, Scott parece estar armado.

O policial está detido sem possibilidade de fiança e pode ser condenado à morte. A família da vítima pretende entrar com uma ação civil contra ele, o departamento de polícia e a cidade alegando que seus direitos civis foram violados, afirmou Stewart.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias