Foco

Campanhas de recall batem recorde em 2014 no Brasil

O número de campanhas de recall de produtos com defeito foi recorde no país em 2014. Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, foram feitos 120 chamados. Em 2013, houve 109 convocações, e, em 2012, 67. Os veículos lideram a lista, com 78 chamados, ou 65% do total em 2014.

Após os veículos, aparecem as motocicletas (11 campanhas), produtos de saúde (9), móveis (3) e produtos infantis (3). A lista tem ainda eletroeletrônicos, utensílios domésticos, artigos de informática e de esporte e lazer.

“O aumento no número de campanhas se dá pelo aperto no monitoramento que estamos fazendo de forma intensa e na ação integrada com órgãos de certificação no Brasil”, disse a secretária, Juliana Pereira da Silva.

Recomendados

Apesar da alta, muitos consumidores não atendem ao chamado das empresas. Entre os motivos estão o baixo preço do produto adquirido, período curto de vida útil e a forma como o recall é feito. Em 2013, por exemplo, uma empresa informou sobre problemas em uma cadeira infantil, e, das 60 unidades afetadas, só 2 foram recolhidas. “É preciso a coparticipação dos consumidores para que esses produtos que estão no mercado e que são inseguros possam ser retirados e substituídos, reduzindo riscos para a sociedade”, alerta a secretária.

Os números do Brasil ainda são pequenos comparados aos de outros países. Nos EUA, por exemplo, foram 1.580 recalls em 2014.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos