Foco

Gasolina com mais etanol passa a valer a partir do dia 16

O governo federal anunciou nesta quarta-feira que o aumento da mistura de etanol à gasolina começará a valer em 16 de março. O percentual subirá de 25% para 27%.

Com a medida, o governo fortalece o setor de etanol do Brasil, que atravessa uma crise nos últimos anos, com o fechamento de dezenas de usinas. Ao mesmo tempo, a mudança reduz a necessidade de importações de gasolina pela Petrobras, além de garantir um combustível comercializado no país menos poluente.

“É uma operação em que todos ganham”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. Segundo o ministro, para a gasolina premium, no entanto, ainda valerá a mistura de etanol no atual patamar de 25%.

Recomendados

Em setembro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff já havia sancionado lei que permitiu a elevação da mistura até o limite de 27,5%, desde que constatada sua viabilidade técnica, por meio de testes.

Em fevereiro, o governo acordou a nova mistura com o setor de etanol, que passaria vigorar naquele mês, depois de diversos testes feitos durante meses para checar a viabilidade do aumento. Mas a pedido do setor automotivo novos testes foram realizados.

“O adiamento foi fruto da segurança do governo para que não houvesse nenhum risco do ponto de vista do rendimento e da durabilidade dos motores com a elevação da participação do etanol”, disse Braga, acrescentando que os estudos apontam para tranquilidade ao consumidor em relação à qualidade do produto.

Ele disse que a expectativa é que os preços na bomba dos combustíveis, com a nova mistura, não sofram impacto significativo. A resolução sobre o aumento da mistura deve ser publicada nesta quinta-feira.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos