Foco

Marcha em Paris terá participação de personalidades estrangeiras

Várias personalidades estrangeiras – da chanceler alemã, Angela Merkel, ao premiê britânico, David Cameron, passando pelo espanhol Mariano Rajoy e pelo presidente ucraniano, Petro Poroshenko – participarão este domingo, dia 11, em Paris, da «marcha republicana», após o atentado ao jornal Charlie Hebdo.

ANÚNCIO

Esta marcha e outras organizadas em várias cidades francesas reunirão quase todas as autoridades francesas políticas, sindicais e religiosas, além de personalidades do mundo artístico e intelectual. Veja a lista de alguns dos participantes, que pode sofrer modificações até a realização do evento.

Personalidades internacionais

Recomendados

Do lado europeu, a chanceler alemã, Angela Merkel; o primeiro-ministro britânico, David Cameron; os chefes de governo espanhol, Mariano Rajoy; e italiano, Matteo Renzi; o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker; o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz; e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, estarão lado a lado com o presidente francês, François Hollande.

O líder da oposição socialista espanhola, Pedro Sánchez, também participará da marcha. O evento contará ainda com a presença do presidente palestino, Mahmud Abbas; e de seu colega ucraniano, Petro Poroshenko; da presidente da Confederação suíça, Simonetta Sommarugale; dos chefes de governo grego, Antonis Samaras; português, Pedro Passos Coelho; húngaro, Viktor Orban; turco, Ahmet Davutoglu; e israelense, Benjamin Netanyahu; além dos ministros das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov; israelense, Avigdor Lieberman; e dos Emirados Árabes Unidos, Abdallah ben Zayed al-Nahyan.

A África será representada, entre outros, pelo presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keïta; pelo gabonês, Ali Bongo; e pelo nigeriano, Mahamadou Issoufou. Dos Estados Unidos, irá o procurador-geral de Justiça, Eric Holder; e, do Canadá, o ministro de Segurança Pública, Steven Blaney. Também irá a Paris o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg.

A presidente Dilma Rousseff será representada pelo embaixador do Brasil na França, José Bustani. O rei da Jordânia, Abdullah II, e sua mulher, a rainha Rania, também confirmaram presença.

Políticos franceses

Além do presidente Hollande, estarão presentes o premiê Manuel Valls e vários ministros. Também participarão o ex-presidente Nicolas Sarkozy, vários ex-primeiros-ministros e dirigentes de partidos de quase todo o espectro político francês.

O partido de extrema-direita Frente Nacional se sentiu excluído da «marcha republicana», mas vários de seus líderes afirmaram que vão se manifestar nas cidades onde ocupam cargos eletivos.

Outros participantes

Também participarão da marcha várias organizações de direitos humanos, ou contra o racismo, além da ONG Repórteres sem Fronteiras. Estarão presentes, ainda, autoridades religiosas francesas, judaicas, cristãs e muçulmanas. Entre elas, o Conselho Francês de Culto Muçulmano (CFMC), instância que representa o Islã na França, assim como o UOIF, próximo à Irmandade Muçulmana, que exortou «os cidadãos de confissão muçulmana a se somarem em massa» às marchas.

Também está prevista a participação da organização Inter-LGBT, de defesa dos direitos dos homossexuais. O presidente do Festival de Cannes, Pierre Lescure; o diretor da Ópera de Paris, Stéphane Lissner; o administrador da Comédie-Française, Eric Ruf; e o escritor franco-marroquino Tahar Ben Jelloun também estarão lá.

Tags

Últimas Notícias