Foco

Com faixas de ônibus, lentidão em São Paulo sobe até 32%

A expansão da quantidade de faixas exclusivas de ônibus em 2013 causou reflexos no trânsito da capital: a lentidão aumentou até 32% em relação ao ano anterior. De acordo com balanço publicado ontem no “Diário Oficial”, o índice de congestionamento registrado às 20h, passou de 62 km, em 2012, para 82 km, no ano passado. Em 2013, a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) implantou mais de 291 km de faixas exclusivas.

O estudo mostra que a lentidão só aumentou depois das 12h, horário que a cidade registra filas médias de 51 km. Esse índice chega a um pico de 135 km por volta das 19h. Por outro lado, durante a manhã, todas as faixas de horário registraram queda em relação ao ano anterior. A mais acentuada foi às 7h, com média de 24 km em 2013. No ano anterior, esse índice era de 28 km.

A velocidade média caiu nos dois períodos (manhã e tarde). A maior redução foi na hora que antecede o rodízio da tarde. Entre 16h e 17h, a velocidade média diminuiu de 11,7 km/h, em 2012, para 7,9 km/h, no ano passado – queda de 32,4% (veja quadro ao lado). Essa foi a menor velocidade dos últimos 16 anos.

Recomendados

Os motoristas também estão respeitando menos o rodízio municipal. Segundo o balanço, durante a tarde o índice de respeito à restrição foi de 82% em 2013, ante 84% registrados no ano anterior.

 

‘Isso é um estímulo ao ônibus’ *
A piora no trânsito causada pela implantação das novas faixas de ônibus não é de todo ruim. Acredito que isso possa acabar servindo de incentivo para que os motoristas de veículos de passeio migrem para o transporte público. Afinal de contas, chega a dar desespero ver que existe uma fila imensa de carros à sua frente, enquanto os ônibus passam livres pela faixa à sua direita.

Eu também acho que os índices de congestionamento chegaram ao seu teto de alta. Em 2014, será natural a reacomodação do trânsito. Motoristas que sabem que em determinada via existe uma faixa vão acabar optando por uma rua paralela. Dessa forma, os índices cairão.

* Claudio Barbieri da Cunha – Consultor e especialista em transportes

20140507_SP02_Cada-vez-mais-devagar-Trânsito-SP

vox

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos