Embora todos busquemos afinidade em um parceiro, algumas pessoas não se limitam apenas aos valores, projetos de vida e personalidade, mas também inconscientemente levam isso para o plano físico.
ANÚNCIO
Por isso, embora não percebam, acabam compartilhando o resto de suas vidas com pessoas com as quais se parecem tanto que muitos chegam a se perguntar se não há um vínculo sanguíneo entre eles.
Quer receber notícias sobre beleza, moda e relacionamento pelo WhatsApp? Cliqui aqui
O fenômeno é mais comum do que muitos pensam, mas poucos parecem saber por que alguns indivíduos tendem a sair com pessoas semelhantes a eles. Sobre isso, há muitas explicações.
Por que alguns casais se parecem fisicamente demais?
No entanto, a seguir, apenas vamos te contar cinco das razões pelas quais alguns casais românticos parecem quase irmãos, segundo a doutora em psicologia Karen Wu na Psychology Today.
Por viés endogrupal
De acordo com a especialista, uma das razões óbvias pelas quais um casal geralmente se assemelha é devido aos sesgos, ou viés de endogrupo, ou seja, uma tendência, como a preferência por sair com pessoas da mesma raça.
Os estudos revelaram que a preferência por ter encontros apenas com pessoas da mesma raça é impulsionada pela aprovação social, atração física percebida e apreciações de semelhança, entre outros.
ANÚNCIO
Por egoísmo implícito
No entanto, embora namorar pessoas da mesma raça aumente a possibilidade de um casal compartilhar traços semelhantes, não é suficiente para explicar por que algumas duplas parecem irmãos.
E há outro fator que joga a favor: o egoísmo implícito. As pesquisas têm comprovado que os humanos são atraídos por ‘formas’ de seus rostos a nível inconsciente.
Por familiaridade
Outra razão pela qual alguns casais se parecem muito fisicamente é porque há pessoas que preferem estabelecer relacionamentos com outras que se assemelham a elas devido ao ‘efeito de familiaridade’.
Ao sermos expostos repetidamente a um estímulo, desenvolvemos a tendência de gostar mais dele devido à “facilidade de processamento”. Segundo Wu, “fácil significa agradável” para o cérebro.
Pelos julgamentos sociais
Pesquisadores revelaram que indivíduos podem preferir se unir em casal com aqueles que se assemelham a eles porque possuem personalidades semelhantes devido ao julgamento que os outros fazem deles.
“Uma pessoa pode chegar a confirmar as expectativas que os outros têm dela (devido à sua aparência) através da profecia autorrealizável”, escreveu a professora assistente de Psicologia na CSU.
Pelo mimetismo
Alguns casais não se parecem de verdade até muito tempo depois. Pesquisadores compararam imagens de casais quando recém-casados e 25 anos depois.
Foi descoberto que os cônjuges se tornavam mais parecidos fisicamente com o tempo e que esse aumento de semelhança previa uma relação de maior qualidade do que outras.
A teoria é que os traços faciais podem convergir devido ao mimetismo empático; ou seja, por empatia mútua, os cônjuges têm ações que os levam a desenvolver musculatura facial semelhante.