Estilo de Vida

Não aguenta mais os mosquitos? Aprenda a fazer repelentes naturais para evitar as picadas

Grande parte da América do Sul sofre com a presença desses insetos que têm aumentado os casos de dengue

A temporada de verão trouxe, além do calor esperado, duas importantes ondas de mosquitos, situação que mantém em estado de alerta países como Brasil, Argentina, Chile e Uruguai devido ao aumento acelerado nos casos de dengue.

Apesar das campanhas de fumigação em espaços abertos desenvolvidas pelos governos responsáveis, é importante aprender a lidar com o problema em casa e não depender apenas dos repelentes especializados de venda pública, pois é normal que o estoque acabe rapidamente devido à alta demanda.

Repelentes naturais que você mesmo pode fazer

  • Eucalipto: pesquisa realizada na Austrália e publicada pela Journal of the American Mosquito Control Association, indicou que uma mistura de 32% de óleo de eucalipto com limão proporcionou mais de 95% de proteção contra os mosquitos por 3 horas. Sua preparação depende de óleo de eucalipto de limão e 10 partes de óleo de girassol ou hamamélis, que são árvores pequenas.
  • Lavanda: Na Coreia do Sul, cientistas testaram que o efeito da lavanda protege os ratos sem pelo das picadas de mosquitos. Foi comprovado que o óleo de lavanda é eficaz para repelir os mosquitos adultos. A lavanda também possui propriedades analgésicas, antifúngicas e antissépticas. Isso significa que, além de prevenir as picadas de mosquito, pode acalmar e suavizar a pele.
  • Óleo de canela: de acordo com a Sociedade Americana de Química, o óleo de canela é uma forma promissora e ecológica de repelir e matar tanto ovos de mosquitos quanto adultos. Deve-se ferver meio litro de água com 5 ramos de canela por 10 minutos. Deixe esfriar e depois coe a água. Em seguida, misture com um pouco de óleo para bebês e está pronto.
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos