Quando pensa na sua infância, qual a imagem que vem à sua mente? Embora a resposta varie de acordo com as experiências de vida de cada um, não são incomuns os casos em que pessoas escutaram determinadas frases quando crianças e que as marcam até hoje.
Pensando nisso, trouxemos hoje uma lista com discursos que possivelmente escutou quando pequeno e que podem ter afetado sua personalidade e que te deixaram com baixa autoestima.
1 - “Quem dera você fosse como seu irmão”
Já falamos em outras oportunidades sobre o quanto comparações podem ser nocivas, principalmente quando há a finalidade de inferiorizar alguém, o que NUNCA deve ocorrer.
Além de sentir que os pais ou responsáveis não o amam, quando escutam “Quem dera você fosse como seu irmão”, isso faz com que a criança se sinta insuficiente e que desenvolva diversas inseguranças.
Sinais de que não recebeu amor suficiente na infância e que isso afetou sua personalidade
2 - “Não consegue fazer nada direito”
Essa é uma das frases que mais afeta a autoestima de uma pessoa e que gera um sentimento de incapacidade, mesmo que a pessoa seja a mais qualificada para algo.
É válido recordar que a infância, principalmente, é uma constante fase de aprendizados e erros e frases como a citada anteriormente não devem ser reproduzidas.
3 - “Já estou farta de você”
Além de ser totalmente negativa, quando um pequeno a escuta, isso faz com que se crie dentro de sua mente a ideia de que é uma carga para aquele que a reproduz.
Consequentemente criando traumas que se verão refletidos no futuro, tal discurso faz com que a criança até mesmo se sinta menos amada e rejeitada.
3 atitudes que você deve ensinar ao seu filho para criá-lo mais forte e com amor-próprio
4 - “Você só sabe chorar”
Fechando nossa lista, é importante entender que quando uma criança escuta uma frase do tipo, isso gera dois impactos principais: por muitas das vezes ela passa a reprimir aquilo que está sentido e/ou tem seus sentimentos invalidados ou inferiorizados.
O correto neste caso é sempre entender o porquê a criança está chorando e fazê-la se sentir acolhida.
Informação importante!
Caso tenha se identificado com algumas das frases listadas anteriormente, recomendamos que busque ajuda de um profissional especializado, para que possa entender melhor seus sentimentos, traumas, e buscar as melhores alternativas de cuidado.
Lembre-se que por vezes os discursos reproduzidos por pais e responsáveis fazem parte de ciclos que acontecem há muito tempo. Por isso, é importante saber como rompê-los e cuidar de si mesmo e de sua autoestima.
Com Nueva Mujer.

