Embora haja diversas iniciativas que buscam o combate do bullying nas escolas, infelizmente, esta ainda é uma situação frequente e que afeta a vida das crianças para além dos muros das unidades de ensino.
ANÚNCIO
E o grande problema disso é que muitas das situações de violência sofridas nas instituições só chegam ao conhecimento dos pais e responsáveis quando resultam em situações mais graves.
Pensando nisso, queremos convidá-lo a conferir uma lista com sinais de que seu filho talvez seja vítima de bullying na escola e como ajudá-lo.
1 - Ele não quer contar como foi o dia
Como uma tentativa de esquecer a violência sofrida na escola, os pequenos que são vítimas de bullying por vezes evitam de compartilhar com os pais e responsáveis detalhes de como foi seu dia. Inclusive, se irritam facilmente quando há questionamentos sobre o tema.
Tente não pressioná-lo, mas sim fazer as perguntas de modo e na hora adequadas. É importante que seu filho entenda que você está para ajudá-lo e que pode confiar em você.
4 frases para começar a usar já para disciplinar os filhos sem baixar sua autoestima
2 - Está cada vez mais isolado
Principalmente quando lidamos com crianças que apresentam uma mudança de comportamento repentina, tal silêncio pode representar algum problema que não está sendo dividido, seja por medo ou porque não gostaria de voltar às difíceis experiências.
ANÚNCIO
E embora a sua criança já tenha um perfil mais “quieto” é necessário ficar atento às mudanças fora do habitual.
3 - Não quer ir para a escola
Quando têm medo de serem submetidos novamente a um cenário de violência, as crianças acabam expressando o desejo de não serem mais enviadas à escola. É válido se atentar, pois isso se expressa por vezes não por um pedido direto, mas eles podem chegar mesmo a inventar doenças ou simplesmente chorar.
Procure entender o que de fato está acontecendo e crie uma rede de apoio entre você, seu filho e a escola. Lembre-o sempre que não está sozinho e que juntos encontrarão uma solução.
Com informações do portal Nueva Mujer.