Estilo de Vida

Saúde mental: 3 sinais de que seu amigo sofre de depressão e como ajudá-lo

Lembre-se sempre de auxiliá-lo na busca por um profissional especialista

Saúde mental: 3 sinais de que seu amigo sofre de depressão e como ajudá-lo

Embora diversos “sinais” pareçam inofensivos, alguns deles podem indicar na verdade que uma pessoa está travando uma verdadeira luta com a sua saúde mental, o que dependendo da situação pode resultar em quadros mais complexos como a depressão.

Diante disso, queremos convidá-lo a conferir 3 demonstrações que podem ser evidências de que um amigo, familiar, parceiro de trabalho, entre outros, não está bem e como ajudá-lo de acordo com a situação enfrentada. As informações são compartilhadas pelo portal de notícias Nueva Mujer.

1 - Tem dificuldade para dormir

Para começar a nossa lista, este pode ser um sinal claro de esgotamento e de que a pessoa está lidando contra depressão. Segundo reforça o Very Well Mind, 80% das pessoas deprimidas enfrentam dificuldades para dormir. O mesmo acontece se a pessoa dorme demais, o que também pode ser um indicativo.

Recomendados

Assim sendo, além de auxiliar para a procura médica, uma conversa e um tempo exposto ao sol pode ser bastante positivo.

2 - A pessoa chora demais

Um ponto a ser destacado aqui é que é normal que uma pessoa chore, afinal, todos temos sentimentos e precisamos externá-los, mas quando isso acontece de maneira extrema é importante se atentar.

Se você nota que a pessoa chora, por exemplo, por coisas mínimas — ou que aparentam tal condição — não desfruta de situações prazerosas como antes e tem menos energia, tente entender o que está acontecendo e ofereça ajuda.

3 - Evita o contato social

Se bem que nem todo mundo está disposto todos os dias, se uma pessoa evita o contato social com frequência, este pode ser um indicativo de que ela enfrenta um quadro de depressão profunda.

Sobre este ponto, a conselheira Hillary Freeman explica que é de total importância para nós humanos estabelecermos relações e contato com as demais pessoas. Visto isso, procure se manter próximo e ofereça ajuda, mesmo que não seja solicitada.

⚠️⚠️⚠️ ALERTA IMPORTANTE ⚠️⚠️⚠️

Embora todas as dicas sejam positivas, é de total importância que você incentive e, se possível, acompanhe esta pessoa para um profissional especializado, que irá avaliar seu estado de saúde mental, indicar o respectivo diagnóstico e o melhor tratamento a ser seguido, ok?

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos