As galinhas são animais utilizados como alimento, por isso, o seu tempo de vida acaba sendo encurtado. Porém, caso ela seja criada como um animal de estimação, é possível que ela tenha um tempo de vida até que duradouro, mas isso depende de diversos fatores que interferem na sua sobrevivência.
Se a galinha for criada de forma doméstica e ser bem-cuidada, ela pode viver tranquilamente entre cinco e dez anos. Os galos também possuem uma expectativa de vida parecida. Porém, conforme explicado anteriormente, existem fatores que fazem o número variar. Confira quais são a seguir, de acordo com o site Petz.
Raça
Muitas pessoas não sabem, mas as galinhas também possuem raças variadas, e isso interfere diretamente no seu tempo de vida, já que algumas possuem um físico mais ‘preparado’. A galinha d’Angola, por exemplo, pode viver oito anos. A mistura entre raças de galinhas também influenciam na sobrevivência do animal. Caso a raça for pura, ela tende a viver por mais anos.
Fatores genéticos
Para que elas cresçam mais rápido ou produzam mais ovos, a galinha pode ser modificada geneticamente, e isso pode diminuir seu tempo de vida.
LEIA TAMBÉM: Você já viu algum inseto gigante? Conheças as maiores espécies, suas características e curiosidades
Doenças hereditárias
Assim como os seres humanos, elas também podem carregar doenças que diminuem seu tempo de vida, caso não haja um tratamento precoce. A doença pode influenciar toda uma geração daquele animal.
Alimentação errada
A comida precisa ser nutritiva e em quantidade certa. O milho, alimento tradicional para o animal, é a melhor escolha, mas é importante que a ração também seja oferecida.
Habitat
Um outro fator muito importante para a sobrevivência da galinha é o local onde ela vive. A falta de limpeza e condições de higiene precária pode diminuir o tempo de vida de uma galinha, além de disseminar doenças e contaminar alimentos. Outro ponto importante é respeitar as horas de sono para que elas não fiquem estressadas.

