Estilo de Vida

Impressionantes resultados científicos revelavam a primeira imagem em 3D da atmosfera de Júpiter; confira registro

Júpiter NASA (JunoCam Image data: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS; JunoCam Image processing by Kevin M. Gill (CC BY); Earth Image: NASA)

Novas descobertas da sonda Juno da NASA orbitando Júpiter fornecem uma imagem mais completa de como as características atmosféricas distintas e coloridas do planeta oferecem pistas sobre os processos invisíveis abaixo de suas nuvens.

Os resultados destacam o funcionamento interno dos cinturões e zonas de nuvens que cercam Júpiter, bem como seus ciclones polares e até mesmo a Grande Mancha Vermelha.

Como detalhado pela NASA, por meio de comunicado, os pesquisadores publicaram vários artigos sobre as descobertas atmosféricas de Juno na revista Science e no Journal of Geophysical Research: Planets.

Juno entrou na órbita de Júpiter em 2016. Durante cada uma das 37 passagens da espaçonave pelo planeta até o momento, um conjunto especializado de instrumentos espiou abaixo de sua turbulenta plataforma de nuvens.

O radiômetro de micro-ondas (MWR) de Juno permite que os cientistas da missão olhem sob as nuvens de Júpiter e investiguem a estrutura de suas numerosas tempestades de vórtice.

A mais famosa dessas tempestades é o anticiclone icônico conhecido como Grande Mancha Vermelha. Mais largo que a Terra, esse vórtice carmesim intrigou os cientistas desde sua descoberta há quase dois séculos.

Como detalhado pela NASA, os novos resultados mostram que os ciclones são mais quentes no topo, com menores densidades atmosféricas, enquanto são mais frios no fundo, com maiores densidades. Os anticiclones, que giram na direção oposta, são mais frios na parte superior, mas mais quentes na parte inferior.

As descobertas também indicam que essas tempestades são muito mais altas do que o esperado, com algumas se estendendo por 100 quilômetros abaixo do topo das nuvens e outras, incluindo a Grande Mancha Vermelha, se estendendo por 350 quilômetros.

Esta descoberta surpreendente demonstra que os vórtices cobrem regiões além daquelas onde a água se condensa e as nuvens se formam, abaixo da profundidade onde a luz solar aquece a atmosfera.

A altura e o tamanho da Grande Mancha Vermelha significam que a concentração de massa atmosférica dentro da tempestade pode ser potencialmente detectável por instrumentos que estudam o campo gravitacional de Júpiter.

Como detalhado pela NASA, dois voos próximos de Juno sobre o local mais famoso de Júpiter forneceram a oportunidade de pesquisar a assinatura gravitacional da tempestade e complementar os resultados do MWR em sua profundidade.

Com Juno viajando baixo sobre o convés de nuvens de Júpiter a cerca de 130.000 mph (209.000 kph), os cientistas Juno foram capazes de medir mudanças de velocidade tão pequenas de 0,01 milímetro por segundo usando uma antena de rastreamento Deep Space Network da NASA, a uma distância de mais de 650 milhões de quilômetros.

Como detalhado pela NASA, isso permitiu que a equipe restringisse a profundidade da Grande Mancha Vermelha a cerca de 500 quilômetros abaixo do topo das nuvens.

Além de ciclones e anticiclones, Júpiter é conhecido por seus cinturões e zonas distintas - faixas de nuvens brancas e avermelhadas que envolvem o planeta. Fortes ventos leste-oeste movendo-se em direções opostas separam as faixas. Juno descobriu anteriormente que esses ventos, ou correntes de jato, atingem profundidades de cerca de 3.200 quilômetros.

Os pesquisadores ainda estão tentando resolver o mistério de como os jatos se formam. Os dados coletados pelo MWR de Juno durante várias passagens revelam uma pista possível: que o gás amônia da atmosfera viaja para cima e para baixo em notável alinhamento com os jatos observados.

Impressionantes resultados científicos

Como detalhado pela NASA, os dados MWR de Juno também mostram que os cinturões e zonas passam por uma transição de cerca de 65 quilômetros abaixo das nuvens de água de Júpiter.

Em profundidades rasas, os cinturões de Júpiter são mais brilhantes em luz de microondas do que as zonas vizinhas. Mas em níveis mais profundos, abaixo das nuvens de água, o oposto é verdadeiro - o que revela uma semelhança com nossos oceanos.

Juno já havia descoberto arranjos poligonais de tempestades ciclônicas gigantes em ambos os polos de Júpiter - oito arranjados em um padrão octogonal no norte e cinco arranjados em um padrão pentagonal no sul.

Agora, cinco anos depois, cientistas da missão usando observações do Jovian Infrared Auroral Mapper (JIRAM) da nave espacial determinaram que esses fenômenos atmosféricos são extremamente resistentes, permanecendo no mesmo local.

Como detalhado pela NASA, os dados do JIRAM também indicam que, como os furacões na Terra, esses ciclones querem se mover em direção aos polos, mas os ciclones localizados no centro de cada polo os empurram para trás.

Ainda de acordo com as informações, este equilíbrio explica onde residem os ciclones e os diferentes números em cada polo. Confira:

Crédito (International Gemini Observatory/NOIRLab/NSF/AURA/NASA/ESA, M.H. Wong and I. de Pater (UC Berkeley) et al.)

Texto com informações da NASA