logo
/ Crédito: Dan Gold / Unsplash / Crédito: Dan Gold / Unsplash
Estilo de Vida 23/10/2020

3 maneiras de aproveitar os vegetais ao máximo sem que eles percam suas propriedades

Cada vegetal na natureza tem uma enorme variedade de propriedades que o tornam único, e não há uma única maneira de consumir esses alimentos para aproveitá-los ao máximo.

Infelizmente, nem sempre sabemos como aproveitar todos os nutrientes dos vegetais. Na maioria das vezes, não é à toa, deixamos vitaminas, proteínas, minerais e outros componentes “evaporarem” por não saberem cozinhá-las da maneira certa.

Agora, aproveitar ao máximo os vegetais também significa garantir que os alimentos que comemos nos permitam ser saudáveis e levar uma vida ativa.

 

Para aproveitar ao máximo os legumes, você deve seguir estas recomendações práticas:

  • É aconselhável cortá-los em pedaços grandes. Se você cortá-los muito fino, você teria mais superfície exposta ao ar e que facilitaria a oxidação e perda de alguns minerais e vitaminas que são importantes para o corpo.
  • Não utilize um descascador, pois o teor antioxidante diminui. Muitos nutrientes são encontrados na casca de frutas e vegetais.
  • Para cozinhar os legumes, o tempo recomendado é de 8 a 10 minutos. Essa regra se aplica a vegetais como repolhos ou brócolis, enquanto o espinafre precisa de apenas um branqueamento de um minuto.

 

Vegetais com mais vitaminas

Alcachofra

Tem vitaminas A, E e C e uma grande contribuição de potássio. A alcachofra regula a atividade de secreção biliar e facilita a digestão. Por outro lado, também combate substâncias tóxicas e é eficaz em casos de fígado gorduroso, ao mesmo tempo em que reduz o colesterol.

 

Beterraba

Seu alto teor de nitrato melhora a saúde do coração. Também pode ser benéfico para pessoas com diabetes ou problemas de açúcar, pois contém um antioxidante chamado ácido lipóico alfa.

 

Espinafre

Rico em fibras, em água, têm muito poucas calorias e contêm vitamina C e betacaroteno, o que ajuda a nos proteger contra o câncer.

 

Brócolis

Fornece grandes quantidades de vitamina K e vitamina C. Diz-se que ajuda a reduzir o risco de câncer, já que este vegetal contém sulforaphane.

 

Couve

Eles contêm vitamina C, vitamina B6 e manganês. Eles também contêm compostos de enxofre, que dizem ajudar a proteger contra o câncer. Contém fibras dietéticas, o que melhora a saúde cardíaca e intestinal. Também previne problemas digestivos e reduz a obesidade.