Estilo de Vida

Sonda InSight da NASA detecta ‘sons peculiares’ em Marte

NASA/JPL-Caltech

A sonda InSight da Agência Especial Americana (NASA) detectou ‘sons peculiares’ em Marte. E um relatório recente sobre o planeta vermelho foi divulgado pela instituição.

ANÚNCIO

O sismômetro sensível da sonda pode captar vibrações tão sutis quanto uma brisa. O instrumento foi fornecido pelo Centre National d’Études Spatiales.

NASA InSight - Marte

Segundo a NASA, o primeiro estrondo captado ocorreu abril deste ano. E dos mais de 100 eventos detectados até o momento, cerca de 21 são considerados terremotos. O restante também pode ser um sismo, mas a equipe científica não descartou outras situações.

Recomendados

Terremotos

Dois dos terremotos mais fortes foram detectados este ano pelo equipamento. Um em ocorreu em 22 de maio (magnitude de 3,7) e o outro em 25 de julho (magnitude de 3,3). Muito abaixo do alcance da audição humana, essas sonificações precisavam ser aceleradas e levemente processadas.

Sons mecânicos e rajadas de vento

Com o tempo, a equipe aprendeu a reconhecer os diferentes sons. E embora alguns sejam mais difíceis do que outros, eles todos fizeram a presença da InSight em Marte parecer ainda mais real.

Em 6 de março de 2019, uma câmera no braço robótico estava escaneando a superfície em frente ao módulo de aterrissagem. Cada movimento do braço produz o que para o equipamento SEIS é um ruído agudo.

Rajadas de vento também podem criar ruído. A noite também é quando sons peculiares se tornam mais predominantes no planeta vermelho. Confira:

LEIA TAMBÉM:

Tags

Últimas Notícias