Estilo de Vida

Quando uma pessoa se torna adulta? Pesquisa científica dá a resposta; e ela não é tão simples assim

Todo mundo já deve ter passado por aquela situação em que alguma pessoa mais velha chama atenção para alguma atitude imatura ou inesperada. Essa “bronca” vem sempre seguida de uma fala desse tipo:

“Quando eu tinha sua idade eu já trabalhava e pagava minhas contas”.

Ou então:

“Você precisa crescer e ser responsável por sua vida. Quando eu estava na faculdade já tinha uma família para cuidar.”

Por mais idosa que a pessoa seja, ela já passou por essa situação. Apesar de o sistema legal nos dizer que a fase adulta chega aos 18 anos, a ciência tem uma resposta mais complexa.

Muitos cientistas se negam a falar de uma idade, para muitos deles uma série de fatores influem para que uma pessoa atinja a maturidade da vida adulta.

Segundo o professor da Universidade de Cambridge Peter Jones, é um absurdo estipular uma idade precisa para que as pessoas deixem de ser crianças e passem a ser adultas.

Em entrevista para a BBC Reino Unido, ele diz “a transição tem muito mais nuances e leva ao menos três décadas para acontecer”.

O professor ainda alerta para a forma como o sistema legal trata criminosos mais jovens. Apesar disso, ele reconhece que juízes mais experientes sabem diferenciar um réu de 19 anos de outro acima dos 30.

Jones finaliza dizendo que não há infância nem idade adulta, existem apenas caminhos, e as pessoas são responsáveis por trilha-los individualmente.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos