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Cuidado com o Colesterol alto! Confira uma lista de 7 alimentos saudáveis ricos em colesterol

O colesterol é uma gordura essencial para o funcionamento do organismo, ele desempenha um papel importante na produção de hormônios, vitamina D e de bile, fundamental para a digestão de outros tipos de gorduras.

Por anos as pessoas evitam o colesterol porque ele foi ligado a doenças cardiovasculares em alguns estudos, mas pesquisas recentes indicam que a maioria das pessoas não terão problemas ao consumir produtos ricos nesta substância.

O fígado humano produz todo o colesterol que o organismo precisa para funcionar, afinal, cada uma das células do corpo humano é revestida por uma camada de lipídios. É ele que dá forca e flexibilidade às células.

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Apesar disso, isso porque a dieta básica é rica em proteínas animais, os alimentos com a maior concentração da gordura. Leites e derivados, carnes, alguns frutos do mar e os temidos ovos compõem a lista de alimentos saudáveis ricos em colesterol.

Como aprendemos no ditado popular (ou na aula de química mesmo), água e óleo não se misturam. Portanto, o colesterol precisa de duas substâncias chamadas lipoproteínas para ser transportados pela corrente sanguínea que, pasmem, é uma solução aquosa.

O HDL e LDL são lipoproteínas que se tornaram estrelas mundiais da fisiologia depois que pesquisas apontaram o HDL como o mocinho da síntese do colesterol e o LDL como o vilão, pronto para entupir o coração com gordura.

Isso acontece porque o LDL é responsável por carregar o lipídio pela corrente sanguínea até as células de todo o corpo, por isso ele é bombeado pelo coração para chegar nas extremidades. Quanto maior a quantidade de LDL no sangue, mais chances de entupir as artérias.

Já o HDL faz o inverso, ele retira excesso de colesterol das células e o leva até o fígado para que seja expelido pelo organismo. Para manter um bom nível de HDL é preciso ter uma dieta regulada e equilibrada, reduzindo consumo de alimentos processados.

Confira a lista de alimentos saudáveis ricos em colesterol que devem ser consumidos com cuidado

OVOS

Um super alimento com grande concentração de nutrientes, vitaminas e proteínas , mas que também é rico em colesterol. Os ovos foram considerados o maior vilão quando o assunto era o nível desse lipídio no sangue na última década.  Um ovo grande contém 70% da quantidade diária recomendada para um adulto, 211 mg.

QUEIJO

28 gramas de queijo possui 27 mg gramas de colesterol, ou 9% da quantidade diária. Apesar de conter grandes quantidades, Um estudo de 12 semanas com 162 pessoas mostrou que o consumo de 80 gramas de queijo não foi responsável pelo aumento de LDL no sangue, se comparado com queijos low fat.

FRUTOS DO MAR

Os frutos do mar são excelentes fontes de proteínas, vitaminas do complexo B, ferro e selênio. No entanto, eles também são ricos em colesterol. 85 gramas de camarão, fornece 166 mg de colesterol, ou 50% da recomendação diária.

CARNE DE GADO

A carne bovina é uma das mais consumidas no Brasil, assim como contém vitaminas e minerais importantes, como vitamina B12, zinco, selênio e ferro. 122gramas são responsáveis por 62 mg de colesterol. Mas, cuidado! Se a carne for de confinamento a quantidade aumenta.

SARDINHA

A sardinha é extremamente nutritiva, uma fonte confiável de zinco, ferro, selênio, fósforo, cobre, zinco e vitamina E , assim como proteínas e gorduras boas. Elas contêm 44 % da recomendação diária de colesterol. Cada 90 gramas de possui 131 mg.

VÍSCERAS

Coração de galinha e fígado de boi são altamente nutritivos. Entretanto, também possuem muito gordura. Cada 56 gramas contém 105 mg de colesterol e devem ser consumidos com cuidado.

IOGURTE

Um copo de iogurte de 245 gramas contém 32mg de colesterol. Além disso, esse alimento contém grandes quantidades de proteína, cálcio, fósforo, magnésio zinco e potássio. Pesquisas recentes demonstraram que o iogurte está relacionado com a diminuição da pressão sanguínea, menor riscos de doença do coração e diabetes.

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